Departamento de Jornalismo participa da produção da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

13/03/2024 16:07

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos convida o público de Santa Catarina a debater sobre o país além da tela, neste mês de março. Ela acontece simultaneamente em todos os estados da federação e Distrito Federal, realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e Ministério da Cultura. Gratuita, a programação vai acontecer em Florianópolis de 18 a 22 de março, no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que fica no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, na Trindade.

A produção do evento em Florianópolis é organizada pelo Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Departamento de Jornalismo da UFSC. Em uma segunda fase do evento nacional, será lançada a Mostra Difusão, que é quando a programação desta 13ª edição da Mostra ficará disponível online, na plataforma de streaming InnSaei.TV, e em equipamentos culturais das cidades participantes, de 25 de março a 24 de abril.

 

Programação

O evento traz sessões de filmes, de debates e uma oficina de quatro dias. A abertura, no dia 18, será às 16h30, com a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição.

Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra tem 18 filmes que tratam de temas como o racismo, direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. Algumas das sessões são de debate ou roda de conversa, e foram organizadas sob os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”. 

A oficina de produção audiovisual é direcionada para educadores, e tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. O objetivo é a formação de multiplicadores, para que a arte e os direitos humanos apoiem o ensino. Em Florianópolis, as oficinas serão de 18  a 21 de março, das 9h às 12h, no Auditório do EFI. A inscrição, gratuita, pode ser feita até dia 14 de março através do link https://forms.gle/h9xGJxV6fu6cnLTY9.

Todas as atividades são gratuitas

Para mais informações sobre os filmes e atividades, acesse a página da Mostra https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/cidades/florianopolis/, pelas redes sociais do evento ou por e-mail em A localização do Auditório do EFI pode ser encontrada neste link: http://efi.prograd.ufsc.br/localizacao/.