Professores Sérgio Mattos, Daniel Herz e Adelmo Genro Filho recebem homenagens nos 40 anos do curso

25/04/2019 14:41
Texto: Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo.

O curso de jornalismo organizou, em comemoração aos seus 40 anos, eventos para reconhecer a trajetória de antigos professores do curso: Sérgio Ferreira de Mattos (1949- 2010), Daniel Koslowsky Herz (1954-2006) e Adelmo Genro Filho (1951-1988).

Para homenageá-los, além do batismo de espaços físicos do departamento de jornalismo com seus nomes, foram realizadas aulas abertas que reuniram antigos e atuais docentes e alunos do curso.

O professor Sérgio Ferreira de Mattos foi homenageado com a instalação de uma placa nos Laboratórios de TV, no dia 08 de abril. No evento, que reuniu aproximadamente 50 pessoas, foram exibidos vídeos pertencentes ao acervo da TV UFSC em que Mattos defende a existência de uma televisão universitária pública e de qualidade. O professor Fernando Crócomo, ressaltou a importância do trabalho de Mattos para que o Jornalismo UFSC conquistasse bons equipamentos para os laboratório de televisão, possibilitando o exercício da profissão com alta qualidade. .

No dia 11 de abril, mais de 60 pessoas se reuniram para acompanhar a instalação da placa em homenagem ao professor Daniel Koslowsky Herz, na Hemeroteca. O evento começou com uma aula aberta do professor Áureo Moraes sobre a vida e obra do jornalista.  Entre os presentes, estava a Chefe do Departamento, Professora. Maria José Baldessar, que ressaltou a importância de Herz na militância pela regulamentação das emissoras de TV à cabo. A professora Valci Zuculoto lembrou que ele foi um dos principais articuladores do programa de qualidade do ensino de jornalismo da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).  O professor Eduardo Meditsch exaltou a capacidade de Herz para transformar o mundo destacando, igualmente, seu importante papel na qualidade do ensino do Jornalismo UFSC.

Finalizando o ciclo de homenagens, a quarta-feira 17 de abril foi dedicada ao professor Adelmo Genro Filho. O espaço escolhido para receber seu nome foi a sala 041, onde ocorrem grande parte as disciplinas teóricas do curso. Durante o evento foram exibidas fotos da época em que o docente ministrava aulas no curso. Os professores presentes relembraram momentos memoráveis. O professor Samuel Lima lembrou de sua primeira aula com o teórico, em que Genro Filho leu um texto de Carlos Drummond de Andrade. O professor Samuel também leu o poema para os presentes. Já o professor Eduardo Meditsch, destacou que “Adelmo foi quem chamou a atenção para a necessidade de uma teoria do jornalismo”.

Homenagem ao Professor Sérgio Ferreira de Mattos. Fotos: Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo.

Homenagem ao Professor Daniel Koslowsky Herz. Fotos: Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo.

Homenagem ao Professor Adelmo Genro Filho. Fotos: Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo.