Produção com alunos do curso é premiada no festival É Tudo Verdade

25/04/2023 12:49

Jucelino Almeida, indígena do povo Xokleng e produtor local do curta metragem. Foto: acervo pessoal

O documentário em curta metragem Vãnh gõ tõ Laklãnõ (2022)  venceu o troféu Canal Brasil – premiação paralela da 28a Edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu neste sábado, 22 de abril, em São Paulo-SP.

Os atuais alunos do curso Jucelino Almeida e Fernando Almeida, indígenas Xokleng fizeram parte da produção. Jucelino atuou como produtor local e Fernando foi uma das fontes entrevistadas, além de ter uma composição de sua autoria na trilha sonora do documentário. Já a jornalista Barbara Marins Pettres – que assina roteiro e direção juntamente com Flávia Person e Walderes Coctá Priprá -, é egressa do curso, do período 1994-1998.

O filme conta as origens dos Xokleng, que habitavam os três estados Sul do país; sua quase extinção, a partir do contato com os colonos brancos; a retomada da língua e da cultura; e o processo de construção de seu protagonismo político atual.

É possível assistir à produção na plataforma Itaú Cultural Play.

Créditos:

• » Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá