Moção de Louvor em homenagem aos 40 anos do Curso de Jornalismo

28/03/2019 14:30
Texto: Sofia Dietmann.

O Conselho Universitário – CUn aprovou, no dia 26 de março, a Moção de Louvor solicitada pela direção do Centro de Comunicação e Expressão – CCE em homenagem aos 40 anos do curso de Jornalismo. Por unanimidade, a leitura da moção reuniu jornalistas de diferentes gerações e que fizeram parte da história do curso.

Estavam presentes Maria José Baldessar, Chefe do Departamento de Jornalismo; Daisi Vogel, Coordenadora do Curso; Cárlida Emerim, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo; Alggeri Hendrick, Chefe de Expediente do Curso;  Eduardo Medistch, ex-professor; Paulo Brito, ex-professor, Sofia Dietmann, representante do Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho – CALJ; Moacir Pereira, jornalista e ex-professor, Aderbal João Rosa Filho, Presidente do Sindicato do Jornalistas; e Ademir Arnon, Presidente da Associação Catarinense da Imprensa. Outros jornalistas influentes no cenário da profissão em Santa Catarina e na história do curso de jornalismo da UFSC também prestigiaram o momento.

Atuais e antigos membros do curso de Jornalismo da UFSC reunidos na reitoria em homenagem aos seus 40 anos.  Foto: JORUFSC

Leia a Moção na íntegra:

“Neste mês de março de 2019, o Curso de Jornalismo da UFSC completa 40 anos de fundação. Toda a sua história foi feita de desafios, trabalho e comprometimento de todos aqueles que por lá passaram: professores, servidores e alunos. Nessas quatro décadas, o Jornalismo UFSC formou 1.356 profissionais que se inseriram na sociedade brasileira: repórteres, apresentadores, cinegrafistas, fotógrafos, professores de jornalismo e outros tantos que fizeram dele sua primeira graduação e hoje atuam em outros campos profissionais. Hoje temos profissionais de excelência atuando em pequenos veículos no interior do Brasil e Santa Catarina, passando pelos maiores grupos de comunicação do país e em empresas internacionais.

A história do Jornalismo UFSC se mistura com a da luta pela democratização da comunicação no Brasil, já que nele se fundaram as bases dessa luta que ainda persiste, nos idos de 1981. Está em sintonia, igualmente, com a luta por uma Universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. É reconhecido como um dos melhores cursos do Brasil, tendo obtido notas máximas nas avaliações institucionais feitas pelo Ministério da Educação desde 1998. Essa qualidade é expressa na formação dos seus docentes, na qualidade de seus STAES e no desempenho de seus egressos.

Neste momento de transição das mídias tradicionais (destacando-se os jornais e revistas impressas, emissoras de rádios e TVs) para as mídias digitais, cujo suporte é a rede mundial de computadores, o advento das chamadas “fake news” impacta o jornalismo como profissão e gênero humano de conhecimento, socialmente reconhecido há mais de 400 anos.

Por fim, nesse momento de comemoração, é preciso destacar que historicamente, o jornalismo surgiu fazendo duas promessas à sociedade: a defesa da democracia e do paradigma da verdade. Ao celebrarmos estes 40 anos de criação do curso de Jornalismo da UFSC, somos convidados a defender, mais que nunca, o Estado Democrático de Direito e a verdade. É impensável o futuro da democracia sem a defesa de um jornalismo de qualidade, plural, crítico, inclusivo e independente em relação aos poderes constituídos.”