Live: Economia do contágio: o que é pauta no embate entre saúde e negócios

17/06/2020 16:14

Um dos mais repetidos argumentos contra o distanciamento social e fechamento de estabelecimentos comerciais são os impactos negativos na economia. Alguns dos argumentos para manutenção da normalidade das atividades econômicas incluíram a “morte de CNPJs” frente à morte de pessoas, a defesa do isolamento vertical e o uso político da pandemia por prefeitos e governadores. Entretanto, acontecimentos anteriores mostram que a dicotomia entre economia e saúde revela-se falaciosa, vide o que houve na região de Milão, na Itália. Na quinta live do projeto Jornalismo em Pandemia, os repórteres de economia Luciana Dyniewicz e Leo Branco falam da cobertura jornalística da relação entre o desempenho econômico e o crescimento contínuo das vítimas da Covid-19.

Luciana Dyniewicz é repórter de economia e negócios d’O Estado de S. Paulo. Iniciou a carreira no Diário Catarinense e passou também pela Folha de S. Paulo, da qual foi correspondente em Buenos Aires. Estudou economia da União Europeia na Universidade de Valência, na Espanha. Formou-se em Ciências Econômicas na PUC-SP e em Jornalismo na UFSC.

Leo Branco é repórter de economia e negócios na redação integrada do jornal O Globo e da revista Época em São Paulo. Trabalhou como repórter nas revistas Exame, Exame PME e Veja. Cursou pós-graduação em Gestão de Cidades pela USP e Estudos Culturais na Universidade Nottingham, na Inglaterra. É formado em Jornalismo pela UFSC.

Jornalismo em Pandemia é uma série que propõe relatar, conhecer, discutir e problematizar o jornalismo e suas práticas no cenário da Covid-19. A pandemia estabeleceu um conjunto de regras e restrições nos contatos sociais que afeta radicalmente algumas das práticas jornalísticas e impõe uma questão efetivamente nova e desafiadora: como fazer jornalismo em dias de pandemia?

Produzidas pelo Curso de Jornalismo e pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, as lives trarão pesquisadores e profissionais de jornalismo, com mediação feita por professores do Departamento de Jornalismo.

Sexta-feira, 19 de junho, às 15 h, acesse:

Vagas limitadas! Inscreva-se!