Live discute jornalismo investigativo com dados públicos

08/06/2020 10:21

A terceira live do ciclo Jornalismo em Pandemia vai debater a investigação de casos com base em dados públicos. Os convidados são os jornalistas Lúcio Lambranho e Fábio Bispofree-lancers especializados no tema e que vêm se notabilizando por seu trabalho de interesse público. A live acontece na quarta, dia 10, a partir das 15 horas.

O jornalismo de dados já é considerado um novo modelo de jornalismo. Com ele, a notícia surge da análise e das correlações que os repórteres fazem a partir de informações coletadas em bancos e plataformas de dados. No Brasil, os portais de transparência são a principal fonte para acessar esses dados, um canal de acesso livre que se torna ainda mais estratégico em tempos de isolamento social e restrições aos deslocamentos. A atual polêmica em torno da atualização dos números de mortos e contaminados pela COVID-19 pelo Ministério da Saúde mostra bem a importância desse tipo de transparência pública: sem conhecer a real taxa de contágio, autoridades sanitárias e governos não conseguem combater a pandemia com precisão e acerto.

Os jornalistas Fábio Bispo e Lúcio Lambranho têm se utilizado desses acervos para fiscalizar os atos dos governos e levantar denúncias contra gestões duvidosas e mau uso do dinheiro público. Bispo, por exemplo, é um dos autores da denúncia sobre a compra irregular de 200 respiradores artificiais pelo governo de Santa Catarina. Sua reportagem motivou sindicâncias internas, decisões judiciais, instauração de CPI e até prisões. Há quem diga que é a reportagem do ano no estado. Lambranho, por sua vez, é um dos produtores da newsletter Real Oficial, que passa um pente fino sobre o Diário Oficial da União, oferecendo conteúdos explicativos e contextualizados sobre as principais decisões do governo federal.

Produzidas pelo Curso de Graduação em Jornalismo e pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, as lives do ciclo Jornalismo em Pandemia trazem pesquisadores e profissionais para discutir os desafios da profissão em meio ao surto global da COVID-19. As vagas são limitadas. Inscreva-se!

Quarta-feira, 10 de junho, às 10h, acesse:
https://conferenciaweb.rnp.br/events/jornalismo-investigativo-com-uso-de-dados-publicos