JorUFSC lança e-book com perfis de quem ajudou a escrever sua história

09/12/2019 08:48

Obra faz parte das comemorações dos 40 anos do curso. É assinada por alunos e traz lembranças de jornalistas, professores, servidores e terceirizados

O Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina completou 40 anos em 2019. Para encerrar em alta um ano cheio de comemorações, o Curso anuncia o lançamento do e-book Estrelas do Aquário, uma coletânea com 25 perfis de jornalistas, professores, servidores e terceirizados que fazem parte dessa história.

A organização do e-book é das professoras e jornalistas Melina de la Barrera Ayres e Valentina da Silva Nunes. O prefácio é do premiado jornalista José Hamilton Ribeiro. Os autores são alunos atuais do JorUFSC, jornalistas em formação que se dedicaram a observar, ouvir e reportar a histórias de seus futuros colegas de profissão –recorrendo também aos colegas desses colegas, como pede a arte do perfil – para assim compor textos tão diversificados quanto curiosos.

O e-book fala de quem estudou e de quem trabalhou no Curso, trazendo à tona detalhes pessoais, lembranças pouco conhecidas e histórias vivas, para afinal compor uma rede de trajetórias que culminaram por inscrever o JorUFSC entre as mais importantes coberturas jornalísticas e os melhores cursos de Jornalismo do Brasil.

Dos cerca de 1.400 jornalistas formados ali, estão aqueles que hoje ocupam bancadas de telejornais estaduais e nacionais, redações de jornais e revistas espalhados pelo Brasil e exterior, estão em veículos online, mídias alternativas e em editoras, ou ocupam cargos estratégicos de empresas, órgãos públicos e Ongs. Muitos são professores e pesquisadores – e há quem tenha mudado de área, mas não se esquece dos anos e das lições que viveu no JorUFSC.

Estrelas do Aquário faz parte de um projeto de Extensão, que é um dos três pilares da universidade pública, junto a Ensino e Pesquisa. Estão previstos dois volumes da obra, para lançamento até maio de 2020. Deste primeiro volume, três perfis póstumos homenageiam os professores Adelmo Genro Filho, Daniel Herz e Sérgio Mattos – no mesmo ano em que deram seus nomes a salas do Curso.

Em tempo: por que Estrelas do Aquário? “Aquário” faz referência ao apelido do Curso, cuja entrada é uma porta de vidro, em área lateral do prédio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus Florianópolis. Também é um termo usado para batizar redações de veículos de comunicação.

O lançamento do e-book Estrelas do Aquário acontece dia 10 de dezembro, a partir das 19h, na Sala de Redação 1, no Curso de Jornalismo, no CCE, Campus Florianópolis.