Evento discute Jornalismo e Democracia

23/09/2019 15:12

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, o Observatório de Ética Jornalística (objETHOS) promove a jornada “Jornalismo, Democracia e Direito à Informação”.

O evento que ocorre no Auditório Henrique Fontes (Bloco B – do CCE) contará com duas mesas de debates: a primeira, “Dados abertos e cidadania informada”, às 10h, estará integrada por Maria Vitória Ramos, diretora financeira da agência de dados públicos Fiquem Sabendo; Breno Costa, fundador do website Brio e da newsletter Brasil Real Oficial. A mediação será de Lívia Vieira, professora de Jornalismo da Faculdade Bom Jesus (Ielusc) e editora da newsletter Farol Jornalismo. A segunda mesa “Do jornalismo que temos à democracia que queremos”, marcada para às 14h, será composta por Sylvia Moretzsohn, professora de jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora da Universidade do Minho (Portugal) e Samuel Pantoja Lima, professor de Jornalismo da UFSC e coordenador da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo (GPSJor)”. A mediação estará a cargo de Rogério Christofoletti, professor de jornalismo da UFSC e coordenador do objETHOS.

A Jornada marca os 10 anos de atividades do Observatório, 20 anos da Rádio Ponto e 40 anos do curso de Jornalismo.

Conheça a programação completa:

9h30: abertura – 10 anos de objETHOS, 20 anos de Rádio Ponto e 40 anos de Departamento de Jornalismo

10h – 12h: Mesa 1: Mesa 1: Dados abertos e cidadania informada, com Maria Vitória Ramos (Agência de Jornalismo Fiquem Sabendo) e Breno Costa (Brio Hunter e Newsletter Real Oficial). Moderação: Lívia Vieira (Farol Jornalismo e Ielusc)

12h – 14h: almoço

14h – 16h: Mesa 2: Do jornalismo que temos à democracia que queremos, com Sylvia Moretzsohn (UFF/Universidade do Minho, Portugal) e Samuel Lima (objETHOS/UFSC). Moderação: Rogério Christofoletti (Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e objETHOS/UFSC)

16h: Lançamento do livro “A Crise do Jornalismo Tem Solução?”