Equipe do JOR participa de competição internacional

11/07/2011 15:20

Acadêmicos do curso de Jornalismo, Alexandre Lunelli, Camila Alves e Talita Fernandes integram a equipe brasileira que participa do Solar Decathlon Europe. O SDE é uma competição entre universidades do mundo inteiro que vai acontecer em junho de 2010, em Madri. Cada equipe participante é responsável por criar uma casa autossuficiente em energia, que vai ser exposta e avaliada durante o evento.

O Brasil participa pela primeira vez da competição. Os alunos do Jornalismo – que são membros do NUPEJOC/Ciência em Pauta – sob a supervisão da professora Tattiana Teixeira, são responsáveis pela área de comunicação/divulgação científica, um dos itens avaliados pela comissão julgadora. A UFSC é uma das participantes do Consórcio Brasil, do qual também fazem parte a UFMG, a UFRJ, a UFRGS, a USP e a Unicamp.

A equipe vai representar o país com a Casa Solar Flex, protótipo brasileiro de casa autossuficiente que está sendo construído para a competição.No começo de junho, parte da equipe, incluindo aestudante Talita Fernandes, esteve em Madri participando de um  workshop preparatório. Durante o evento, os integrantes do Consórcio entraram em contato e tiraram dúvidas com os organizadores, colaboradores e outras universidades que fazem parte do projeto. A equipe também  conheceu a “Villa Solar”, local onde vai ocorrer a competição no ano que vem.