Abertura dos 45 anos do JOR tem presença do jornalista Cesar Valente

18/03/2024 21:05

O Departamento e o Curso de de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidam para a palestra “Tinha tudo pra dar errado”, do jornalista Cesar Valente, que marca o início das comemorações dos 45 anos do JOR.

O evento acontece dia 21 de março, às 14 horas, no Auditório do Centro Sócieconômico (CSE), Bloco D, no Campus Trindade.

Sobre o palestrante

Atuou profissionalmente na prática e no ensino da reportagem, da edição, da produção gráfica, da assessoria de comunicação e da administração jornalística. Iniciou no jornalismo em 1970, no jornal O Estado, de Florianópolis. Foi repórter, redator, cronista, ilustrador, cartunista, designer gráfico, professor universitário, coordenador de curso universitário, editor, chefe de redação, secretário de redação e sócio-proprietário de empresa jornalística.

Em Florianópolis trabalhou no Governo do Estado, no jornal O Estado, na UFSC e na revista Empreendedor; em Porto Alegre na TV Gaúcha, na Rádio Gaúcha e no Diário do Sul; em Brasília na EBN e na Gazeta Mercantil; e em São Paulo na Companhia de Notícias e na Gazeta Mercantil. Em 1979, fez parte da comissão que criou o Curso de Jornalismo da UFSC.

Na internet manteve o Carta Aberta – uma espécie de livro de crônicas, de 2002 a 2005 –, como complemento à coluna De Olho na Capital – no Diarinho de 2005 a 2014. Em 2018 criou a Multitarefa Serviços Ltda., que presta serviços de museologia e de comunicação.

Fernando Mitre fala sobre os debates presidenciais e a relação com a democracia em Aula Magna do Curso de Jornalismo da UFSC

14/03/2024 10:25

Evento aberto ao público, que faz parte das comemorações de 45 anos do Curso de Jornalismo, acontece às 15 h do dia 21/03, no Auditório do Centro Socieconômico (CSE) da UFSC, com sessão de autógrafos do livro “Debate na Veia: nos bastidores da tevê – a Democracia no centro do jogo”

O jornalista Fernando Mitre ministrará a aula inaugural do semestre 2024-1 do curso de Jornalismo da UFSC com uma Aula Magna versando sobre suas experiências como mediador de debates presidenciais e questões relativas à democracia a partir da redemocratização do Brasil. O evento acontece no dia 21 de março, às 15 h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), Bloco D, Campus Trindade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis (SC).
Haverá também o lançamento do livro “Debate na veia: nos bastidores da tevê – a Democracia no centro do jogo”, publicado pelas editoras Letras Selvagem e Kotter Editorial. A obra, de 312 páginas, traz histórias dos debates eleitorais televisivos que o autor, como diretor de jornalismo da TV Bandeirantes, criou e acompanhou in loco. A publicação vem prefaciada pelo antropólogo Roberto DaMatta.
A Aula Magna será ministrada logo após a abertura oficial das comemorações dos 45 anos do curso de Jornalismo, às 14 h, no mesmo local. A professora da UFSC, Fabiana Piccinin, fará a apresentação do convidado e condução dos trabalhos. Por fim, a partir das 16 h, o autor realizará sessão de autógrafos e fotos.
A solenidade é uma promoção do Departamento, do Curso e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, com apoio da Kotter Editorial e do Centro Socioeconômico da UFSC.

Sinopse do livro:
“Essa saga de produzir tais eventos, cruciais numa democracia, é o que você vai encontrar no texto do maior e mais experiente produtor de debates ou duelos políticos no Brasil. Aqui, o jornalista Fernando Mitre atinge, na veia, este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça. Fernando Mitre relembra os momentos mais emocionantes e pitorescos destes rituais pré-eleitorais. Ademais, o leitor é gratamente surpreendido em desvendar o aprendizado político do jornalista. Aqui, vale destacar a sua diamantina isenção democrática e profissional na condução dos debates, o que faz com que eu recomende esse livro aos estudantes de jornalismo. Pois ele demonstra a possibilidade tão criteriosamente relembrada por Fernando Mitre de escolher a isenção. Escolha difícil, sem dúvida, opção que neste Brasil de hoje parece impossível, mas que surge em toda a sua integridade moral nos bastidores deste livro. É onde está o coração do bom jornalismo e da democracia.” (trecho do prefácio de Roberto DaMatta).

Sobre o autor:
Fernando Mitre iniciou sua carreira no jornalismo há 60 anos, no jornal Correio de Minas. Passou pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio. Integrou a equipe que fundou o Jornal da Tarde (SP), onde foi diretor de redação por 13 anos. Em 1989, passou a trabalhar na Rede Bandeirantes de Televisão, onde se tornou, desde 1999, diretor nacional de jornalismo.

Serviço:
Aula Magna 2024-1 do curso de Jornalismo da UFSC com o jornalista Fernando Mitre e lançamento de seu livro “Debate na veia: nos bastidores da tevê – a Democracia no centro do jogo”
• Data: 21 de março de 2024
• Abertura do auditório: 14 h
• Horário: 15 h
• Local: Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), Bloco D, Campus Trindade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis (SC)
• Preço de capa do livro: R$ 90 – vendido no local do evento

Departamento de Jornalismo participa da produção da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

13/03/2024 16:07

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos convida o público de Santa Catarina a debater sobre o país além da tela, neste mês de março. Ela acontece simultaneamente em todos os estados da federação e Distrito Federal, realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e Ministério da Cultura. Gratuita, a programação vai acontecer em Florianópolis de 18 a 22 de março, no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que fica no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, na Trindade.

A produção do evento em Florianópolis é organizada pelo Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Departamento de Jornalismo da UFSC. Em uma segunda fase do evento nacional, será lançada a Mostra Difusão, que é quando a programação desta 13ª edição da Mostra ficará disponível online, na plataforma de streaming InnSaei.TV, e em equipamentos culturais das cidades participantes, de 25 de março a 24 de abril.

 

Programação

O evento traz sessões de filmes, de debates e uma oficina de quatro dias. A abertura, no dia 18, será às 16h30, com a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição.

Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra tem 18 filmes que tratam de temas como o racismo, direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. Algumas das sessões são de debate ou roda de conversa, e foram organizadas sob os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”. 

A oficina de produção audiovisual é direcionada para educadores, e tem como tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. O objetivo é a formação de multiplicadores, para que a arte e os direitos humanos apoiem o ensino. Em Florianópolis, as oficinas serão de 18  a 21 de março, das 9h às 12h, no Auditório do EFI. A inscrição, gratuita, pode ser feita até dia 14 de março através do link https://forms.gle/h9xGJxV6fu6cnLTY9.

Todas as atividades são gratuitas

Para mais informações sobre os filmes e atividades, acesse a página da Mostra https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/cidades/florianopolis/, pelas redes sociais do evento ou por e-mail em A localização do Auditório do EFI pode ser encontrada neste link: http://efi.prograd.ufsc.br/localizacao/.