Primeira sessão de Defesas de TCC 2024.1 acontece de 26 de junho a 09 de julho
A partir desta quarta-feira, dia 26 de junho, começa a primeira sessão de defesas de TCC do Curso de Jornalismo correspondente ao período letivo 2024.1. Serão 15 defesas até o dia 09 de julho.
As datas da segunda sessão serão comunicadas tão logo o Conselho Universitário (CUn) defina o calendário de reposição deste primeiro semestre letivo.
Para saber mais sobre os trabalhos, confira abaixo.
Estão todos convidados a acompanhar!
BANCAS EM JULHO 2024
N | DATA E LOCAL | ALUNOS(AS) | FORMATO | TÍTULO, RESUMO E PALAVRAS-CHAVES | BANCA EXAMINADORA |
01 | Quarta-feira 26/06 às 16h
Sala Drummond
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Ana Carolina Silva e Barbara Luizy do Amaral
menção i (2023-2) |
Reportagem multimídia | Representatividade: saiba quem são as mulheres negras que atuam nas áreas de destaques em Florianópolis
O presente trabalho de conclusão de curso consiste em analisar as mulheres negras em lugares de destaque na Capital. Busca-se compreender como essas mulheres estão inseridas no meio profissional e seu reconhecimento dentro dele. O trabalho trata de temas como igualdade de gênero, mercado de trabalho, identidade cultural e social, representação, preconceito e igualdade étnica. O projeto é uma análise em forma de uma grande reportagem multimídia, considerando a participação de membros de grandes áreas como jornalismo, política e literatura. É possível perceber que com todos os avanços que as mulheres negras tiveram, ao longo dos anos, ainda, sim, é notória a falta de representatividade em diversos âmbitos profissionais. Desta forma, consequentemente, é algo que afeta não apenas a pessoa que se considera “invisível” em certo espaço, mas também, a percepção de todos quanto a importância dela na sociedade.
Palavras-chave: Jornalismo; Mulheres Negras; Representatividade; Multimídia. |
Rita de Cássia Romero Paulino (Orientadora)
Carolina Fernandes (Jornalista convidada)
Valentina Nunes (Professora/ Jor UFSC) |
02 | Quinta-feira, 27 de junho às 9h
Sala Drummond (confirmada)
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Isabela Freire Braga
menção i (2023-2) |
Livro-reportagem | O Grande Baile Místico das bruxas da Ilha
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um livro-reportagem que irá trazer perfis das seis mulheres que deram início ao projeto “Baile Místico”, com o objetivo de valorizar o patrimônio natural, histórico e cultural, no viés mito-mágico, da Ilha de Santa Catarina. São elas: Isabel Orofino, Sílvia Lenzi, Sandra Ramalho, Vera Collaço, Sandra Makowiecky e Sandra Meyer. O Baile Místico surgiu em 2019, visando discutir os 125 anos da Revolução Federalista e a criação de uma “Festa da Magia” na ilha, em contraponto às festas importadas, como, por exemplo, o Halloween. A proposta foi inspirada no conto “Baile das Bruxas em Itaguaçu”, de Gelci José Coelho. O movimento, que reivindica um museu para a obra de Franklin Cascaes, promoveu diversas ações culturais, como exposições de arte, debates e cortejos alegóricos, e propôs a criação do “Outubro Místico”, projeto de lei aprovado pela Câmara em 2021, que tem como um de seus objetivos difundir a cultura mitológica local. Os perfis pretendem enfatizar aspectos da vida pessoal, da trajetória profissional e da personalidade das seis perfiladas que estão relacionados de alguma forma ao importante trabalho de preservação e valorização da cultura local desempenhado por cada uma delas e também qual foi a contribuição de cada uma delas para o movimento. Palavras-chave: jornalismo; perfil; mulheres; cultura; lendas; mitologia; |
Valentina da Silva Nunes (Orientadora)
Fernando Antonio Crocomo (Professor JOR/UFSC)
Tattiana Gonçalves (Professora JOR/UFSC)
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03 | Quinta-feira, 27 de junho às 18h
Sala Drummond
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Lucas Eduardo de Oliveira
Ortiz
menção i (2023-2) |
Programa seriado de reportagens; vídeo. | Bonjour Istepô — Passado, presente e futuro da francofonia em Florianópolis
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe a elaboração de uma série de grandes reportagens em vídeo, a respeito da francofonia em Florianópolis. Intitulado Bonjour Istepô e inspirado em dois programas televisivos — o brasileiro Globo Repórter, da Rede Globo, e Destination Francophonie, da emissora francesa TV5MONDE —, o produto jornalístico tem como objetivo resgatar a memória e registrar fatos do cotidiano atual que contextualizam a presença de uma comunidade de falantes do idioma francês, de variadas nacionalidades, na capital catarinense. Neste projeto apresentam-se três episódios-piloto, com duração média de 30 minutos cada. O primeiro tem enfoque na passagem de navegadores franceses pelo território florianopolitano, entre os séculos XVI e XIX, e na imigração haitiana e senegalesa para a cidade no século XXI. O segundo aborda, principalmente, a história da Ilha do Francês e de seus ocupantes. O terceiro, por sua vez, fala sobre a vinda de Antoine de Saint-Exupéry e de outros aviadores franceses para o bairro Campeche. A temática, contudo, não se esgota nestes três episódios, o que indica a potencial continuidade do projeto que poderia abordar, ainda, questões como: casos de estrangeiros que decidiram viver e empreender no município, bem como de demais manifestações contemporâneas da francofonia e da francofilia.
Palavras-chave: jornalismo, telejornalismo, grande reportagem, francofonia, Florianópolis. |
Melina de la Barrera Ayres (orientadora)
Fernando Antonio Crocomo (Professor JOR/UFSC)
Ricardo von Hohendorff (Jornalista convidado) |
04 | Sexta-feira, 28 de junho às 10h)
Sala Drummond
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Escarlet Brizola Silveira
menção i (2023-2) |
Documentário em Áudio | Para além do acesso: A política de cotas raciais na UFSC.
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um documentário em áudio que busca retratar a implementação das ações afirmativas para estudantes negros na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem como objetivo abordar desde as primeiras medidas adotadas pela instituição até as adaptações ocorridas ao longo dos anos. Além de relatar a trajetória normativa, o documentário destaca depoimentos de estudantes que ingressaram na universidade por ações afirmativas em diferentes momentos, explorando os desafios que enfrentaram no acesso, na permanência e na inserção no mercado profissional. Para tal, foram realizados levantamento histórico e entrevistas a fim de compreender o processo, resistências, dificuldades, avanços e ajustes. |
Aureo Mafra de Moraes (Orientador)
Leslie Sedrez Chaves (Professora JOR/UFSC) |
05 | Terça-feira 02/07
às 18h
Sala Hassis |
Evelyn Cazão e Francielle Cecília | Reportagem em Podcast | QUEBRANDO BARREIRAS: Mulheres Contra o Racismo no Esporte O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “QUEBRANDO BARREIRAS: Mulheres Contra o Racismo no Esporte”, adota abordagem e formato jornalísticos para investigar o racismo enfrentado por mulheres no esporte, onde se intersectam preconceitos de gênero e raça. Trata-se de uma reportagem sonora, em configuração de podcast, apresentada em dois (02) episódios, cada um com cerca de 30 minutos e dividido em dois blocos de 15 minutos. Essa estrutura une profundidade informativa com a acessibilidade do podcast, permitindo uma imersão mais ampla no tema e alcançando um público diversificado. Recorre-se a métodos jornalísticos de apuração e produção tradicionais, como pesquisa documental e entrevistas, para reunir informações sólidas e fundamentadas. Busca-se dar voz às experiências e perspectivas das atletas afetadas pelo racismo, produzindo uma narrativa informativa autêntica e atrativa à audiência. A escolha de um formato de jornalismo sonoro, o podcast narrativo, permite explorar o tema de maneira aprofundada, dinâmica e com potencialização de engajamento do público. O primeiro episódio do podcast aborda o contexto histórico e casos mais emblemáticos de racismo no esporte feminino, trazendo à tona histórias muitas vezes esquecidas ou pouco divulgadas. O segundo episódio foca nas experiências contemporâneas, explorando como o racismo continua a impactar a vida das atletas hoje e as iniciativas que são tomadas para combater esse problema. Com o podcast, espera-se não apenas informar, mas também inspirar mudanças e promover uma maior conscientização sobre a importância da igualdade de gênero e raça no esporte. Ao dar visibilidade a essas questões, pretende-se contribuir na construção de um ambiente esportivo mais justo e inclusivo para todas as mulheres.Palavras-chave: Racismo, Esporte, Discriminação Racial, Jornalismo, Inclusão, Sensibilização |
Valci Zuculoto (Orientadora)Áureo Mafra de Moraes (Professor JOR/UFSC)Fernanda Nascimento (Jornalista convidada) |
06 | Quarta-feira 03/07
às 16h Sala Drumond |
Ana Carolina Gouvêa Dias | Livro-reportagem | VISITA:
histórias brasileiras entre tetos e afetos
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um livro-reportagem sobre a relação entre famílias e suas casas. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, em 2022, dos 74,1 milhões de domicílios no país, 47,3 milhões eram imóveis próprios e já pagos. No período de 2016 a 2022, a quantidade de domicílios próprios quitados baixou, enquanto o percentual de domicílios alugados subiu. Em paralelo a isto, mais de 281,4 mil pessoas encontram-se em situação de rua, de acordo com um levantamento divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em dezembro de 2022. A necessidade de ter um lar é talvez um dos únicos sentimentos que atravessa todas as classes sociais. E por isso, representa um dos maiores sonhos, mas também um dos maiores desafios para os brasileiros. Dessa forma, a proposta deste material jornalístico é apresentar diferentes perspectivas da complexa interação entre sete famílias e suas casas, considerando o entorno da residência e os aspectos emocionais, culturais e físicos que a compõem. Utilizando referenciais teóricos da arquitetura, análise de dados do IBGE 2022, do Censo de Moradia QuintoAndar e pesquisa de campo. Um material relevante para estudantes, jornalistas, profissionais da arquitetura, e áreas relacionadas, bem como para todos que desejam compreender esta relação. Uma oportunidade de expandir o entendimento sobre o papel vital que as casas desempenham no ato de habitar e de promover ambientes residenciais mais saudáveis e satisfatórios.
Palavras-chave: Livro-reportagem; Casa; Lar; Habitação; Espaços Residenciais; Casa Brasileira. |
Carlos Augusto Locatelli (Orientador)
Daisi Irmgard Vogel (Professor JOR/UFSC)
Simone Bobsin (Jornalista convidada) |
07 | Quarta-feira 03/07
às 16h
Sala Hassis |
Julia Magalhães
Laura Miranda |
Livro-reportagem | Selah: histórias não contadas dos Meninos de Deus
Este Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo tem como objetivo discorrer sobre a atuação da seita religiosa Meninos de Deus/A Família Internacional no Brasil, em formato de livro-reportagem. O trabalho é focado nas vivências da segunda geração de membros do grupo, composta por pessoas que nasceram dentro da seita. A pesquisa deve traçar, através de uma investigação, a forma como o culto se instaurou no país, abordando como funcionavam suas comunidades e o modo de vida dentro de um sistema recluso, além de proporcionar um espaço de fala e visibilidade para as pessoas que podem ter sido vítimas de abusos e violações de direitos ao longo de sua história. A seita Meninos de Deus/A Família Internacional foi fundada na Califórnia, nos Estados Unidos, por David Berg, e instalada no Brasil em 1973, com a criação de uma comunidade no Rio de Janeiro. Muito pouco foi divulgado na imprensa brasileira sobre essa presença no país, mas existem milhares de relatos e registros de que o Brasil foi (e talvez ainda seja) um dos maiores pólos existentes dos Meninos de Deus. Com um livro-reportagem, que permite um espaço maior para a construção dessa narrativa, a intenção é traçar a história dessa sociedade alternativa e proporcionar um local onde ex-membros possam contar suas histórias.
Palavras-chave: Seitas; comunidades alternativas; Os Meninos de Deus; A Família Internacional; alienação, negacionismo, abuso sexual. |
Samuel Pantoja Lima (Orientador)
Isabel Colucci Coelho (Professora JOR/UFSC)
Angelina Nunes (Jornalista convidada) |
08 | Quarta-feira, 04 de Julho às 8h
Sala Drummond
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Virginia da Silva Witte
menção i (2023-2) |
Programa de rádio | Entre Fronteiras: O Camboja a partir do voluntariado
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo produzir uma série em áudio de 2 episódios, que exploram o voluntariado no Camboja. O primeiro episódio se centrará em diferentes aspectos: o país, a história social, sua localização e características culturais; as demandas da comunidade e algumas iniciativas de voluntários; desafios com o idioma e trocas dos voluntários no Camboja. O segundo episódio é uma mesa redonda com voluntários de diferentes países, conversando sobre saúde, alimentação, idioma e adaptação à cultura. Nas produções serão acionados documentos, informações históricas, fontes locais, voluntários brasileiros e estrangeiros, e a experiência pessoal da repórter como mulher, cristã, negra, que viveu um ano e meio trabalhando como professora voluntária no país asiático. |
Melina de la Barrera Ayres (Orientadora)
Fernando Antonio Crocomo (Professor JOR/UFSC)
Leslie Sedrez Chaves (Professora JOR/UFSC)
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09 | Quinta-feira, 04 de julho 10h em
Sala Drummond
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William Canan da Costa
menção i (2023-2) |
Programa de televisão | ENTRE VIAS: Um programa de TV sobre as ruas das cidades
O Entre Vias é um programa em que, a cada episódio, aborda uma rua de Florianópolis e região. O episódio piloto vai ser sobre a Rua Felipe Schmidt, a mais movimentada e principal rua do comércio da capital catarinense. O programa será dividido em três blocos: o primeiro deles mostra a história da rua, enquanto o segundo mostra as pessoas que vivem, trabalham e frequentam ela todos os dias. Já o terceiro bloco, será um levantamento dos problemas que atingem a região, podendo ser problemas estruturais (buracos, problemas de mobilidade, inundações, etc.), ou sociais (trabalho informal, pessoas em situação de rua, desigualdade social, etc.).
Palavras-chave: Jornalismo; Televisão; Videorreportagem; Florianópolis; Ruas |
Fernando Antonio Crocomo (Orientador)
Maria Woldan (Jornalista convidada)
Isabel Colucci Coelho (Professora JOR/UFSC) |
10 | Quinta-feira 04/07 às 10h
Sala Hassis |
Renan Gustavo Schwingel | Grande reportagem multimídia | ILUMINANDO O FUTURO: a mensagem de um cientista brasileiro ao mundo
O Trabalho de Conclusão de Curso refere-se a uma grande reportagem multimídia sobre o entrelace entre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma iniciativa sem fins lucrativos denominada Ponto Iluminado, que teve início no campus de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A reportagem aborda o papel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda e sua aplicação nas atividades desta iniciativa. Surgida em 2014 na condição de projeto de extensão do curso de Engenharia Elétrica, ela foi pioneira no uso de tecnologia off-grid em um ponto de ônibus em frente ao campus, e tornou-se reconhecida mundialmente por ações como a criação de um filtro de ar contra a COVID-19. O Trabalho percorre passado, presente e futuro sob o olhar do pesquisador Thiago Martins de Moraes, seu fundador, e de membros da comunidade universitária, deixando uma mensagem sobre educação e futuro.
Palavras-chave: Agenda 2030, sustentabilidade, educação, energias renováveis, pesquisa e extensão. |
Rita de Cássia Romeiro Paulino (Orientadora)
Stefanie Carlan da Silveira (Professora JOR/UFSC)
Raquel Ritter Longhi (Professora JOR/UFSC) |
11 | Sexta-feira 05/07
às 10h
Sala Hassis |
Alan Wiliam Cavalieri dos Anjos | Grande reportagem em vídeo | Frei Damião, um recorte da luta pela ascensão
O presente Trabalho de Conclusão de curso visa mostrar um recorte da realidade da Comunidade Frei Damião, localizada no bairro Brejaru, em Palhoça, no ano de 2024. A ideia é divulgar a realidade de moradores que tentam construir uma vida melhor em meio as dificuldades vividas na maior e mais vulnerável comunidade do estado de Santa Catarina. Em paralelo, o objetivo é mostrar as potências das pessoas no local em construção que tentam tornar o espaço e a comunidade digna de vivência para os que moram ali. Um local em ascensão que se distingue da maneira como a maior parte da população conhecem a comunidade Frei Damião.
Palavras-chave: Jornalismo; Desigualdade social; Frei Damião; Santa Catarina; Grande reportagem |
Aureo Mafra de Moraes (Orientador)
Fabiana Quantrin Piccinin (Professora JOR/UFSC)
Paulo José Mueller (Jornalista convidado)
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12 | Sexta-feira 05/07
às 15h Sala Hassis |
Suellen das Graças Lima Nicolau | Web série em vídeo | Coisa de manezinho: Manifestações da cultura afro-brasileira em Florianópolis
Este projeto tem como principal objetivo apresentar para crianças manifestações culturais de Florianópolis que são de origem afro-brasileira através de uma série de reportagens em vídeo. Nos três episódios, serão apresentados a Capoeira, o Maracatu e o Samba, manifestações presentes na cidade que ainda sofrem com o processo de apagamento e desvalorização da cultura afro. Cada episódio é uma reportagem em formato vlog que apresenta cada uma das temáticas a partir de perguntas comumente feitas por crianças e interage com o espectador. Os episódios abordam de diferentes formas desde as raízes e de como cada manifestação surge, até como é hoje na ilha, quem participa e onde é encontrada.
Palavras chave: Telejornalismo; Web série; Florianópolis; Cultura; Afro – brasileiro; Infância; |
Isabel Colucci (Orientadora)
Fernando Antonio Crocomo (Professor JOR/UFSC)
Jaine Araújo (Jornalista convidada) |
13 | Sexta-feira 05/07
às 16h Sala Drummond |
Nathalia Goulart Melo | Podcast | Info o que?: na cultura, esporte e política: o que é infotenimento?
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste na produção de um episódio piloto de um programa de podcast sobre como o infotenimento se apresenta como ferramenta comunicacional no jornalismo em diferentes áreas de atuação e sua capacidade de integrar e reter os receptores da informação na sociedade atual diretamente conectada nos meios virtuais. O termo infotenimento assumiu destaque apenas nos anos 90 e é desde então pauta de discussões no campo jornalístico quanto à sua credibilidade. Para tanto, o presente trabalho explora a capacidade de sucesso da sobreposição da informação com o entretenimento em gerar conexão entre receptor e emissor na atual dinâmica comunicacional. O episódio é dividido em quatro blocos, sendo o primeiro explicativo sobre o tema e em cada um dos três seguintes é apresentada uma área específica do jornalismo e como o infotenimento se manifesta em cada uma delas, com exemplos de sucesso já existentes. As áreas trabalhadas neste episódio são: cultura, esporte e política. A escolha do formato de áudio traz a dinamicidade proposta pelo infotenimento, além de seguir o fluxo de agilidade exigida pelo público-alvo da produção, assim, o conteúdo segue a montagem e linguagem que informa, ao mesmo tempo que entretém o ouvinte, fazendo uso da metalinguagem. |
Rita de Cassia Romeiro Paulino (Orientadora)
Áureo Mafra de Moraes (Professor JOR/UFSC)
Carlos Augusto Locatelli (Professor JOR/UFSC) |
14 | Sexta-feira 05/07 às 18h30
Sala Drummond/ CIC |
Mariana Oliari
Marcos Albuquerque |
Vídeo documentário | Selma Light: Para os aplausos do público
Em formato de documentário, esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) narra a trajetória de Selma Light, mulher transgênero, drag queen e ativista, voz proeminente do movimento LGBTQIA+ de Florianópolis, Santa Catarina. A construção da narrativa biográfica revisita momentos determinantes da carreira de Selma, como o período em que viajou com companhias de teatro, sua primeira vez montada como drag queen e a estreia como artista performista. Indissociáveis, sua vida pessoal também é explorada, desde sua infância, no interior do Rio Grande do Sul, até a aceitação de sua identidade de gênero. Seu trabalho atual acrescenta um novo desafio na luta da comunidade LGBTQIA+ na capital catarinense: ela ocupa um cargo público, nunca antes alcançado por uma pessoa trans, e tem poder decisório para fazer avançar a luta da comunidade LGBTQIA+ na capital catarinense. O documentário foi montado com base em entrevistas com a protagonista e fontes relacionadas, enriquecido com um acervo de imagens inéditas de Selma e um amplo arquivo como fotos e vídeos.
Palavras-chave: Jornalismo, Documentário, Transsexualidade, LGBTQIA+, Selma Light |
Melina Ayres (Orientadora)
Fernando Antonio Crocomo (Professor JOR/UFSC)
Isabel Colucci Coelho (Professora JOR/UFSC)
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15 | Terça-feira 9 de julho às 18h
Sala 41 |
João Wesley | Projeto gráfico-editorial | Fazeralinha: um produto editorial para a comunidade LGBTQIA+
O Fazeralinha é um clube de assinatura de jornalismo e literatura que acompanha as transformações da cultura e do comportamento LGBTQIA+. Ele tem o compromisso de mergulhar com profundidade em pautas do cotidiano da comunidade que levem à reflexão e ao pensamento crítico. Seu conteúdo contempla reportagens, artigos e textos literários sobre diversidade e sexualidade, incluindo discussões sobre saúde sexual e saúde mental, cultura, comportamento e tendências. “Ser jovem e gay em tempos de HIV e PrEP” é a edição piloto do Fazeralinha. Em formato de grande reportagem, o texto aborda a realidade de jovens de 15 a 24 anos. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, entre 2012 e 2022, “um total de 52.415 jovens com HIV, de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, evoluíram para aids, mostrando a importância do desenvolvimento da doença nessa faixa etária e a necessidade de envidar esforços para a vinculação aos serviços e a adesão à terapia antirretroviral (Tarv)”. Além disso, a reportagem apresenta histórias de vida que mostram como o acesso a tratamentos antirretrovirais eficazes e a utilização da PrEP permitem que jovens gays tenham uma vida sexual ativa, segura e saudável. Palavras-chave: Sexualidade; LGBTQIA+; Juventude; Saúde sexual; Projeto editorial; Jornalismo. |
Tattiana Gonçalves Teixeira (Orientadora)
Ildo Francisco Golfetto (Professor JOR/UFSC)
Isabel Colucci Coelho |