Estudantes de Jornalismo conquistam Prêmio Mol de Jornalismo para a Solidariedade

17/04/2025 17:15

Anthony Cervinski e Ana Maria Kuntze, estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistaram o terceiro lugar na categoria Jovem Jornalista do Prêmio Mol de Jornalismo para a Solidariedade, terceira edição. A reportagem premiada foi produzida durante a disciplina do Jornal-Laboratório Zero, no primeiro semestre de 2024, e abordou uma iniciativa voluntária que dá acesso à moradia para pessoas em situação de rua. A matéria, que foi capa com a chamada “Moradia Primeiro”, conta como um programa, coordenado pela Pastoral do Povo da Rua, oferece auxílio aluguel e apoio psicológico imediato para pessoas em situação de rua, sem exigir sobriedade ou tratamento prévio. O projeto visa garantir dignidade e independência como prioridade, ao contrário dos modelos de moradias existentes, cheios de etapas. Monique Luz e seu marido são exemplos de como a moradia pode transformar vidas: após um ano e quatro meses nas ruas, conseguiram casa e emprego com o apoio do programa.

O Prêmio Mol é uma iniciativa do Instituto Mol que visa reconhecer reportagens que abordam iniciativas solidárias, que fortalecem a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil e que promovem transformações sociais. A categoria Jovem Jornalista é voltada a estudantes e recém-formados que tenham realizado reportagens dentro desse âmbito. O reconhecimento, segundo eles, foi recebido com surpresa e entusiasmo, e representa um incentivo importante no início da trajetória profissional. “O prêmio significa que nosso trabalho vale a pena e que nós estamos no caminho certo”, declara Anthony.

Além do valor simbólico, a conquista reforça a importância da formação universitária e da liberdade editorial oferecida nas disciplinas práticas do curso. A possibilidade de desenvolver uma pauta social com profundidade e responsabilidade foi um dos fatores decisivos para o sucesso do trabalho. Anthony afirma que a disciplina ensina como o jornalismo é um trabalho coletivo. O reconhecimento conquistado é resultado não só do empenho individual, mas também do apoio dos colegas e professores.