Estudante da UFSC tem trabalho selecionado na 1° Mostra de Jornalismo Investigativo da Abraji
A estudante do Curso de Graduação em Jornalismo, Maria Victória Sampaio, foi uma das quatro estudantes, de quatro diferentes estados do país, a participar no sábado (12) da Mostra Abraji de Jornalismo Investigativo. Inédita na programação do 20º Congresso da Abraji, a atividade foi dedicada à apresentação de reportagens investigativas produzidas por estudantes dentro das universidades. Mediada por Thays Lavor, coordenadora da Escola de Dados e Conselheira Fiscal da Abraji, a mostra contou com a exposição dos trabalhos das estudantes Anita Avila, da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Maria Victória Sampaio, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Glenda Morais, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Milena Dias, do Centro Universitário de Brasília (Ceub).
A reportagem produzida pela estudante de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Maria Victória Sampaio repercute a importância de políticas públicas para as vítimas de violência de gênero em Florianópolis. A pauta surgiu a partir do interesse da estudante em temáticas de gênero. Na sua investigação, Maria Victória encontrou dados alarmantes de violência contra a mulher em Santa Catarina. A estudante ouviu fontes ligadas a órgãos públicos e conversou com mulheres que sofreram violência doméstica. O objetivo da reportagem era apontar onde e como as vítimas podem buscar ajuda. Maria Victória também se propôs a abordar os desafios e os avanços na criação de mecanismos para coibir e prevenir casos de feminicídio no estado. “Eu não queria somente falar da violência contra a mulher. Eu queria me aprofundar e saber em quais lugares as mulheres podem pedir ajuda”, afirmou a universitária.
Com informações obtidas em https://congressoabraji.wordpress.com/2025/07/13/estudantes-apresentam-reportagens-em-1-mostra-de-jornalismo-investigativo-da-abraji/