Egressos da UFSC conquistam 1º e 3º lugares no Prêmio ACI/OCESC de Jornalismo
A ex-aluna Gabriele de Oliveira da Silva, formada em 2023.2 e o ex-aluno William Canan da Costa, formado em 2024.1, conquistaram, respectivamente, o 1º e 3º lugares na categoria Jornalismo Universitário da 4ª Edição do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo. A solenidade de entrega foi na noite de segunda feira, dia 24 de março, no auditório “Antonieta de Barros” na ALESC.
O trabalho de Gabriele, “Pelo fim do direito de matar: Violência e letalidade policial em Florianópolis” é o seu TCC, concluído no segundo semestre de 2023 e defendido em março de 2024. Trata-se de uma grande reportagem em texto contando o caso de dez famílias que perderam seus filhos para o Estado, entre 2019 e 2023, mostrando o histórico da violência e letalidade policial nas comunidades de Florianópolis – com foco no Maciço do Morro da Cruz. A reportagem apresenta relatos de moradores que sofrem cotidianamente com a truculência policial e uma ideologia de morte que norteia as ações da Polícia Militar nas periferias da cidade. Ao mostrar dores e feridas ignoradas pelos órgãos públicos e o histórico de impunidade dentro da PMSC, a reportagem também traz reflexões sobre a concepção superficial da cidade utópica vendida como paraíso tropical, assim como reflete sobre qual o papel e a função da polícia na sociedade catarinense. No discurso como vencedora Gabriele dedicou o prêmio às famílias que aceitaram contar suas histórias. A orientação foi da Professora Tattiana Teixeira e a banca de avaliação foi formada pelos professores, Samuel Pantoja Lima e Isabel Colucci Coelho.
Willian também inscreveu o próprio TCC, “Entre Vias” um programa em que, a cada episódio, aborda uma rua de Florianópolis e região. O episódio piloto foi sobre a Rua Felipe Schmidt, a mais movimentada e principal rua do comércio da capital catarinense. O programa foi dividido em três blocos: o primeiro deles mostra a história da rua, o segundo as pessoas que vivem, trabalham e frequentam todos os dias e o terceiro, um levantamento dos problemas que atingem a região. O trabalho foi orientado pelos professor Fernando Antonio Crocomo e teve na banca a jornalista Maria Woldan e a professora Isabel Colucci Coelho.
Na solenidade de entrega do prêmio foi feita uma homenagem à Jornalista Sônia Bridi, da Rede Globo, que também é formada pela UFSC.
Foto: divulgação ACI
Foto: Érica Zucchi