Documentário produzido por crianças em projeto de Extensão do curso de Jornalismo é selecionado para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 2024

25/07/2024 17:18

O documentário “Vem Cá Meu Boi! A Costa da Lagoa e seu Boi de Mamão”, produzido pelo projeto de extensão Jornalismo e Ação Comunitária (JAC), do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em conjunto com a Escola Básica Municipal da Costa da Lagoa, foi selecionado para a 23a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

A Mostra exibe audiovisuais para crianças do Brasil de forma gratuita, valorizando o cinema nacional. Neste ano, 219 filmes foram inscritos e 79 selecionados. A exibição está marcada para 12 a 19 de outubro, no Centro Integrado de Cultura de Florianópolis (CIC).

 

O trabalho foi realizado junto a turmas de terceiro e quarto anos do ensino fundamental, orientadas pela professora de Tecnologia Educacional Nali Pedroso. Trata-se de um videodocumentário de 20 minutos sobre a cultura do boi de mamão da Costa da Lagoa – uma comunidade tradicional de Florianópolis, localizada na porção norte da Lagoa da Conceição, onde vivem aproximadamente 1200 pessoas e só é acessível por barco ou trilha. 

De forma a estimular o protagonismo infantil e a priorizar a voz das crianças durante todo o processo, partiu delas a escolha do formato de documentário, o tema, a seleção de fontes, assim como a roteirização e condução das entrevistas e o manejo dos equipamentos. 

O vídeo é o produto final de um ciclo de um ano de interação entre a equipe do JAC e as crianças, que contemplou oficinas de fotografia, entrevista e produção textual, além de todo planejamento e produção do documentário. O projeto contou também com o apoio de voluntários do Núcleo de Abordagem Sistêmica (NASDesign), vinculado à Pós-Graduação em Design da UFSC, que produziu animações para o vídeo.  

Criado em 2020, o JAC trabalha junto a comunidades periféricas e tradicionais de Florianópolis e conta com alunos voluntários, principalmente, e bolsistas. É coordenado pelas professoras Melina Ayres, fundadora do projeto, e Isabel Colucci. Ao longo da parceria com a EBM da Costa da Lagoa, contou também com a professora do curso de Jornalismo Janaíne Kronbouer. 

Desde sua criação, já atuou na produção de materiais informativos sobre o combate à pandemia de Covid-19 junto à população do Maciço do Morro da Cruz; na realização de oficinas de educomunicação na Marista Escola Social Lucia Mayrvone, na comunidade do  Monte Serrat, do Maciço do Morro da Cruz; em registros audiovisuais e fotográficos de um projeto de pesquisa desenvolvido junto a uma comunidade quilombola, na cidade de Joinville; e na organização de uma exposição fotográfica, de um ciclo de debates e de um videodocumentário da Ocupação Maloca UFSC, de estudantes indígenas da Universidade.