Docentes do Jornalismo da UFSC conquistam reconhecimento nacional

30/09/2025 13:38

Os professores do Departamento de Jornalismo da UFSC, Francisco Castilhos Karam (aposentado) e Rogério Christofoletti (afastado em formação) estão entre os premiados do Prêmio Adelmo Genro Filho 2025, promovido pela SBPjor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.
O anúncio foi feito no último dia 27. O prêmio reconhece a excelência de trabalhos acadêmicos voltados para o estudo do jornalismo no Brasil. As categorias premiadas incluem Mestrado, Doutorado, Iniciação Científica/Trabalho de Conclusão de Curso, Pesquisa Aplicada e Pesquisador(a) Sênior.
Ao todo, foram premiados 55 trabalhos: na categoria Doutorado, dez trabalhos; na categoria Mestrado, vinte e duas dissertações; na categoria de Iniciação Científica (IC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), destacaram-se vinte pesquisas. Na categoria de Pesquisa Aplicada, foram premiados três trabalhos: o vencedor foi o projeto Índice de Credibilidade Jornalística (ICJOR), que tem na coordenação, entre outros, o professor Christofoletti. Já o professor Karam foi vencedor na categoria Sênior.
O Prêmio Adelmo Genro Filho é uma homenagem a um dos mais influentes pesquisadores do Jornalismo, que atuou com docente no Curso de Jornalismo da UFSC entre 1982 e 1988, ano em que faleceu.
A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) realizará, de forma presencial, o 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e o 15º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), de forma híbrida, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em Ponta Grossa, no Paraná, de 5 a 7 de novembro de 2025, com a temática “O Jornalismo diante das desigualdades e conflitos no Sul Global”.

Prof. Francisco Karam

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Rogério Christofoletti