“O caminho da objetividade e das fakenews passa pela linguagem” diz Nilson Lage em aula magna comemorativa aos 40 anos do curso

11/04/2019 13:47

Texto: Luana Moreno. Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo

Fotos: Allan Wiliam Cavalieri. Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo

O curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu o ex-professor Nilson Lage para falar do tema “Da objetividade às fakenews”. O evento aconteceu dia 9 de abril, no auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Lage foi professor do curso de 1995 a 2006, mas antes disso já tinha experiência como docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mesa contou também com a mediação do professor aposentado e atual professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC Eduardo Meditsch. Além da participação do egresso do curso e ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Sérgio Murilo de Andrade. O auditório estava cheio e participaram da cobertura a Rádio Ponto UFSC e o TJ UFSC, projetos de extensão do curso de Jornalismo.

“A imprensa não muda coisa nenhuma, o que muda o mundo são as pessoas, isso aprendi com o Nilson”, declarou Sérgio Murilo logo na abertura. Seguiu afirmando que conseguiu entrar na universidade porque ela é pública e gratuita, e que os estudantes precisam continuar lutando por isso.

“Vamos começar falando de objetividade. É um conceito essencialmente linguístico”. Nilson Lage começou a palestra trazendo o ponto principal do tema, segundo o professor o que o jornalista controla é a linguagem, não a informação. Para Lage os fatos são exatos, o que pode ser objetivo é a forma de contá-los. A função do jornalista é trazer realidade, e o melhor método seria observar e contar honestamente o que viu, da maneira mais simples possível. O palestrante reforçou a todo momento a importância da língua no processo.

Outro conceito trazido à tona por Lage foi o da verdade em contraste com o de fakenews (notícia falsa). O professor explicou que a verdade é uma forma de entendê-la, não necessariamente ‘a verdade’ no sentido de ‘a certa’, pois ela está relacionada a quem enuncia, ou seja, verdade seria o que alguém com poder diz ser verdade. Ele complementa afirmando que esse é um conceito retomado pelos dirigentes atuais do Brasil, principalmente por causa do crescimento da disseminação das fakenews.

Já no momento final o público pode fazer perguntas, as quais transitaram em assuntos diversos, desde redes sociais até o golpe de 1964. A aula magna com o ex-professor Nilson Lage foi mais um dos momentos promovidos em comemoração aos 40 anos do curso de Jornalismo da UFSC, fundado em 1979.