Descrição

O Curso de Jornalismo oferece formação para atuar como repórter, fotógrafo, diagramador, redator ou editor de jornais, revistas, rádio, TV, Internet, agências de notícias e assessorias de imprensa, como contratado, autônomo ou como empreendedor. Desde as primeiras fases do curso, o estudante tem contato com a prática jornalística em disciplinas técnicas ministradas em laboratórios como Radiojornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo, Redação, Infografia, Webdesign em Jornalismo, Jornalismo On-line e Narrativas Digitais.

A estrutura curricular atual também conta com disciplinas teóricas que fundamentam a prática profissional. Ética e Deontologia, Jornalismo e Cultura Brasileira, Estética e Cultura da Mídia, Jornalismo e Comunicação Organizacional, Estado e Políticas de Comunicação, Jornalismo, identidade, diversidade e gênero, Problemas Sociais Brasileiros, Formação Histórica da Atualidade, Inovação e Gestão de Projetos em Jornalismo, Jornalismo, cidade e ambiente e Jornalismo e Cibercultura são algumas delas.

Grande número de alunos exerce atividades de extensão, uma forma de experimentar a prática ainda durante a Graduação. Pode-se participar de projetos nas diversas áreas do jornalismo. Em rádio, o aluno tem voz na emissora virtual do Curso, a Rádio Ponto UFSC. Na área de Internet, os alunos produzem notícias para o site Cotidiano, que traz matérias sobre a UFSC e sobre o Ensino Superior brasileiro. O jornal-laboratório Zero é uma publicação periódica veiculada de forma impressa e digital. E o TJ UFSC é um telejornal diário produzido integralmente pelos estudantes e veiculado em plataformas digitais. A disciplina de Jornalismo Comunitário também proporciona o contato e a produção de conteúdo com a população externa à Universidade.

O curso dispõe ainda de estúdios profissionais de TV e rádio, laboratório de fotografia, infografia, Internet e redação, além do Laboratório de Novas Mídias, onde são produzidos sites de Internet e feitas experiências com novos recursos tecnológicos de comunicação.