Processo seletivo – Edital 067/DDP/2016 – Jornalismo e Editoração – Cronograma das provas

06/04/2016 14:34

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – EDITAL 067/DDP/2016

CRONOGRAMA DAS PROVAS

ÁREA/COMUNICAÇÃO – SUBÁREA JORNALISMO E EDITORAÇÃO

O Chefe de Departamento, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no Edital n° 067/DDP/2016 e na Portaria Normativa n° 41/GR/2013, estabelece as seguintes orientações para os candidatos ao processo seletivo simplificado visando à contratação de professor substituto para o Departamento de Jornalismo na Área/subárea Comunicação – Jornalismo e Editoração:

 

Data Horário Atividade Local
12/04/2016 8h20 Ato de instalação dos trabalhos do Processo Seletivo Simplificado. Sala 19

Depto. de Jornalismo CCE/Térreo

12/04/2016 8h30 às 17h30 Início do Sorteio individual de pontos da Prova Didática e entrega da documentação indicada no artigo 19 da Portaria Normativa 41/GR/2013 (curriculum vitae na Plataforma Lattes, devidamente documentado), conforme ordem de inscrição, a saber: Sala 19

Depto. de Jornalismo CCE/Térreo

8h30 – Sorteio do ponto candidato 01 – Frederico S. Marques de Carvalho
9h30 – Sorteio do ponto candidata 02 – Kérley Winques
10h30- Sorteio do ponto candidato 03 – Marcelo Braz de Almeida
11h30 – Sorteio do ponto candidata 04 – Merlim Miriane Malacoski
INTERVALO
14h30 – Sorteio do ponto candidato 05 – Gladinston L. M. Silvestrini
15h30 – Sorteio do ponto candidata 06 – Silvia Mendes
16h30 – Sorteio do ponto candidato 07 – Ricardo Casarini Muzy
17h30 – Sorteio do ponto candidata 08 – Anna Barbara Medeiros
13/04/2016 8h30 às 18h30 Realização da Prova Didática, conforme ordem de sorteio de pontos, respeitadas as determinações da Seção III da Portaria Normativa n° 41/GR/2013. Sala 141

Depto. de Jornalismo CCE/primeiro andar

8h30 – Início da prova didática candidato 01 – Frederico S. Marques de Carvalho
9h30 –   Início da prova didática candidata 02 – Kérley Winques
10h30- Início da prova didática candidato 03 – Marcelo Braz de Almeida
11h30 – Início da prova didática candidata 04 – Merlim Miriane Malacoski
INTERVALO
14h30 – Início da prova didática candidato 05 – Gladinston L. M. Silvestrini
15h30 – Início da prova didática candidata 06 – Silvia Mendes
16h30 Início da prova didática candidato 07 – Ricardo Casarini Muzy
17h30 – Início da prova didática candidata 08 – Anna Barbara Medeiros
 
14/04/2016 14h30min às 16h30min Realização da Prova Prática, respeitadas as determinações da Seção IV da Portaria Normativa n° 41/GR/2013. Sala 32 – Redação II – Térreo do Depto de Jornalismo CCE
15/04/2016 17h Publicação do resultado. Mural do Departamento e www.jornalismo.ufsc.br

 

PROGRAMA

 

a)   PROVA DIDÁTICA – Pontos

1- Arte e técnica de diagramação.

Conceitos, evolução histórica no Brasil. Precursores em sua adoção no Brasil e quadro atual. Mudanças nos procedimentos após informatização da mídia impressa. O que se exige do diagramador na atualidade. Influência de movimentos artísticos no design de imprensa. A Gestalt na mídia impressa. A presença da interatividade nos meios impressos e mobiles.

2- Sistemas gráficos de impressão

Características, especificidades e diferenças técnicas, utilização. Conceitos e evolução histórica. Sua influência sobre projetos gráficos. Sistemas de impressão mais utilizados no jornalismo, aplicabilidade, diferenças. Sistemas de impressão antes e depois da informatização na mídia impressa brasileira.

3- Uso de cores em mídia impressa.

Conceitos, sistemas de cores, critérios de uso. Como é utilizada em jornais e revistas. Evolução histórica no Brasil. Uso de cores na edição gráfica. O que não fazer na utilização e edição de cores.

4- O design na mídia impressa.

Conceitos, evolução histórica. Projetos gráficos marcantes em jornais diários brasileiros no século XX. Relação entre projeto editorial e gráfico. Influência dos movimentos da arte moderna no design da mídia impressa.

5- Editoração eletrônica.

Conceitos e evolução histórica. O que mudou com sua adoção em comparação com métodos anteriores de diagramação utilizados antes da informatização da imprensa brasileira. Hibridização do processo de Editoração Eletrônica do impresso com o online e multiplataforma. Fechamento de arquivos.

6- Artes gráficas.

Conceitos, evolução histórica no Brasil, relação com o Jornalismo. História das revistas e jornais no Brasil. Influência dos movimentos da arte moderna

nas artes gráficas.

7- Projeto gráfico e identidade visual.

Conceitos, morfologia, estrutura, tipografia, grades, uso de cores. Elementos editoriais e gráficos e sua utilização no projeto gráfico. O que evitar.

8- Formatos de imagens.

Imagens Vetoriais e Bitmaps, características e uso adequado na mídia impressa. Tratamento, edição e diagramação de imagens na mídia impressa.

9- Tipologia e tipografia e seu uso na mídia impressa.

Conceitos, história, padrões. Critérios quanto ao seu uso em imprensa. O uso da tipografia na hierarquização da informação. Escalas de tipos e sua aplicação na diagramação. O que não se usa em mídia impressa.

10- Papel, dobra e acabamento.

Tipos e formatos de papéis para impressão. A escolha do papel correto. Montagens. Dobras. Corte e Vinco. Métodos de acabamento.

 

B ) PROVA PRÁTICA

O tempo da prova prática será de 2 horas. A prova será feita simultaneamente por todos os candidatos na sala de Redação II do Departamento de Jornalismo, em computadores plataforma PC com software InDesign versão 5.0.

Os textos utilizados serão os do auto preenchimento do InDesign e as fotos serão fornecidas aos candidatos. Não será permitido o uso de material bibliográfico, acesso a internet e computadores e dispositivos eletrônicos pessoais.

A prova prática consiste em criar, planejar, diagramar e concluir arquivo para impressão de uma página interna completa de um jornal diário, formato tabloide, monotemática, contendo três textos, dois deles ilustrados.

A manchete deve utilizar cartola, título, linha fina, duas fotografias, capitular, créditos destacados da dupla de repórteres e créditos de fotografias. A segunda retranca não será ilustrada. E a terceira deve ter uma fotografia.

Os candidatos devem utilizar para todos os fins exclusivamente a fonte Times New Roman e cada um vai receber arquivos de 3 fotografias para uso na diagramação. Todo material deve ser produzido em latim, exceto nos créditos.

É vedado qualquer espécie de acesso a internet para finalizar a prova. Após a diagramação deve ser concluída a versão em PDF da página para posterior impressão – atribuição da banca examinadora.

A avaliação compreenderá critérios jornalísticos de composição dos elementos editoriais e gráficos e o uso de fotos, alinhamentos , tipografia, cor, etc.

 

Florianópolis, 06 de abril de 2016.

Carlos Augusto Locatelli

Chefe do Departamento de Jornalismo

Portaria n° 769/GR/2014