Acervo do Jornal Zero será disponibilizado pela Hemeroteca Digital Catarinense

06/07/2015 13:53

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmou convênio com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para digitalizar todas as edições do jornal-laboratório Zero, do Curso de Jornalismo. As edições digitalizadas estarão disponíveis na Hemeroteca Digital Catarinense, projeto desenvolvido pela FCC, por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, em parceria com o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foram produzidas edições ininterruptas do Zero desde a sua criação em 1982. Assim que a digitalização estiver concluída todos os exemplares estarão disponíveis ao público, estima-se, até meados de 2016.

A Hemeroteca é um repositório digital que permite o acesso aos jornais catarinenses publicados a partir do Século XIX. “Os trabalhos de digitalização iniciaram em novembro de 2013, e atualmente estão disponíveis para consulta e transferência de arquivos  em formato PDF,  848 títulos, com 8.858 edições que totalizam mais de 40 mil páginas“, destaca Alzemi Machado, bibliotecário e Coordenador Técnico  do projeto junto à Biblioteca Pública de Santa Catarina.

A Hemeroteca Digital Catarinense foi criada há dois anos e trabalha na digitalização de publicações de todo o estado de Santa Catarina. Em 2015, a FCC adquiriu dois scanners com tecnologia francesa por cerca de R$ 330 mil para aprimorar o trabalho de reprodução da Hemeroteca. Para o tratamento das imagens, importação e exportação de dados e inserção de metadados e indexadores, foi comprado o software Limb, com seis programas. As novas aquisições irão colaborar para que o projeto atinja a meta de digitalizar 100% dos títulos do século  XIX até o fim deste ano.

Atualmente o jornal-laboratório Zero é produzido por alunos do sexto período em disciplina obrigatória do Curso de Jornalismo da UFSC. São quatro edições por semestre, de 16 páginas, com tiragem de 5 mil exemplares e circulação por cursos de comunicação e jornalismo de todo o país. Recentemente foi vencedor do Intercom Sul, fase regional de evento nacional na categoria Jornal-laboratório Impresso. “O Zero é um dos mais importantes jornais-laboratório do Brasil e um dos mais antigos em circulação. Nasceu antes do que os dois principais diários de Florianópolis. Desde sua criação ele se caracteriza pela independência editorial e o espírito crítico, tratando especialmente de casos em que a grande imprensa se omite. Atestam tal qualidade os nove prêmios específicos que já recebeu em certames distintos. Por isso também é uma importante fonte de registro e pesquisa da história contemporânea de Santa Catarina”, diz o professor Ricardo Barreto, coordenador do projeto e seu primeiro ombudsman.

As edições recentes do Zero estão disponíveis em PDF no link http://issuu.com/zerojornal.

No https://medium.com/@zeroufsc são publicadas reportagens em links individuais, com maior destaque para multimídia.

Na página do https://www.facebook.com/jornalzero pode-se acompanhar o desenvolvimento das edições e coberturas especiais.

Contatos: através do telefone (048) 3721-4833 ou em