Professora Rita Paulino do JOR UFSC em missão de pesquisa na Alemanha

01/11/2021 13:05

A professora Dra. Rita Paulino, do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC) está em missão de pesquisa na Universidade de Dortmund, na Alemanha, para desenvolver um NewsGame. No âmbito do projeto “Communication and democracy: media accountability, public service media, internet access and the right to information in Germany and Brazil” do Programa Probral – Cooperação em Pesquisa Brasil-Alemanha e  com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), no mês de novembro, professora Rita estará em contato com a equipe da professora Dra. Susanne Fengler, do Erich-Brost-Instituts für Internationalen Journalismus na Technische Universität Dortmund/TU Dortmund University, para desenvolver a primeira fase do jogo do tipo serious games, que tem como tema democracia, comunicação e imigração. Segundo a docente do JOR UFSC, esta primeira etapa será mais para coleta de informações a partir das referências e observações dos professores sobre as condições da cobertura jornalística na Alemanha acerca do processo migratório, dinâmica e identificar cenários para o jogo. O objetivo é o de fazer um jogo também de letramento com um personagem que pode ser um estudante ou recém-formado em Jornalismo, que terá o objetivo de aprender a fazer uma cobertura jornalística sobre o processo de imigração no país, explica a professora Rita. Durante o jogo, várias situações podem remeter a reflexões como democracia, comunicação ou desinformação, bem como questões sociais envolvidas nesse tipo de cobertura. Em suma, o aluno terá que tomar decisões de acordo com os caminhos escolhidos e aprender com cada etapa do jogo como lidar com situações reais.