A Coordenadoria informa: esta semana teremos mais duas defesas de TCC – Semestre 2021.1

28/09/2021 12:06

A Coordenadoria do Curso de Graduação em Jornalismo informa a agenda de mais duas defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso do primeiro semestre de 2021.

30 setembro

5° feira 18h00

LINK WEB:

TCC_JOR_UFSC_B

link web: https://conferenciawe b.rnp.br/webconf/tcc_ jor_sala2

Jade Kalfeltz e

Kainã Pacheco Santos

Lixo Impossível: Gestão de Resíduos em Florianópolis (documentário em vídeo)

O Documentário Lixo Impossível: Gestão de Resíduos em Florianópolis apresenta os desafios na gestão de resíduos a partir das experiências de coleta seletiva e limpeza pública de Florianópolis. Ao longo dos séculos, nossa sociedade encontrou três formas de lidar com o lixo: aterrar, incinerar e afastar, com o descarte a céu aberto. As soluções para a gestão de resíduos em Florianópolis não diferem destas presenciadas por toda a humanidade: em 1914 ergue-se o primeiro forno incinerador para queima de resíduos na Ilha; em 1958 inicia-se o descarte inadequado num lixão, no bairro Itacorubi; e é só mais tarde, em 1989, que iniciam as primeiras experiências com o depósito de lixo em aterros sanitários. Neste momento, dá-se início também à coleta seletiva e às primeiras experiências de compostagem. Neste projeto audiovisual, ao longo de seus 22 minutos, são abordados os desafios, dificuldades, conquistas, melhorias e incertezas relacionadas ao tratamento de lixo em Florianópolis.

Tattiana Gonçalves Teixeira (orient.)

Fernando Antonio Crocomo Aglair Maria Bernardo

Palavras-chave: Lixo; Gestão de resíduos em Florianópolis; Documentário; Jornalismo; Audiovisual.

 

01 outubro

6° feira

19h00

LINK WEB:

TCC JOR UFSC A

link web : https://conferenciaw eb.rnp.br/webconf/t cc_jor_sala1

Isabela Petrini Moya Direito à própria vida: Histórias de mulheres que realizaram o aborto legal no Brasil

Uma menina de 10 anos de idade engravidou após passar quatro anos sendo estuprada pelo tio. Essa história foi emblemática não apenas pelas circunstâncias brutais do crime e suas consequências, mas também pela demora de um posicionamento judicial que autorizasse o aborto que ela tinha direito. O caso não é uma exceção no Brasil. Apesar do direito de abortar em três situações – violência sexual, anencefalia do feto e risco de vida para a mãe –, as mulheres ainda enfrentam diversos obstáculos para ter acesso à interrupção da gravidez de forma   segura e gratuita, através do Sistema Único de Saúde.

Este documentário jornalístico investiga as dificuldades e os preconceitos enfrentados por essas mulheres durante o atendimento para o abortamento legal, através da perspectiva dessas mulheres e de profissionais de saúde que participam do processo de interrupção de gravidez.

Daiane Bertasso Ribeiro (orient.)

Tattiana Gonçalves Teixeira Flávia Garcia Guidotti

Palavras-chave:      documentário     jornalístico;     aborto                                 legal; anencefalia, violência sexual; risco de vida; direitos das mulheres