Jornalista formado pela UFSC está entre os selecionados para treinamento de liderança e sustentabilidade nos Estados Unidos

17/10/2021 16:19

Pablo Mingoti está entre os 7 brasileiros que foram selecionados pelo United People Global para uma jornada no Hurricane Island, em Maine

O United People Global, organização com sede na Suíça e que busca desenvolver ações para um mundo melhor, divulgou uma lista de jovens adultos do mundo inteiro que foram selecionados para um treinamento na área de sustentabilidade nos Estados Unidos. De 60 pessoas, 7 são brasileiros de diferentes regiões do país. A jornada será realizada no Centro de Ciência e Liderança, no Hurricane Island, em Maine, nos Estados Unidos.

De março a maio de 2021, 526 jovens adultos de 101 países foram treinados e certificados como parte da Classe de 2021 da UPG Sustainability Leadership para se tornarem líderes. Cerca de 30 participantes brasileiros concluíram um treinamento intensivo de 9 semanas para se tornarem embaixadores da liderança cidadã positiva em sustentabilidade e agora estão desenvolvendo projetos locais em suas comunidades.

Os líderes mais engajados foram selecionados pela organização para uma experiência de 1 semana complementar e imersiva totalmente financiada na Hurricane Island, nos EUA. Essa experiência visa fortalecê-los para o trabalho que realizam em suas comunidades.

Pablo Mingoti, jornalista formado pela UFSC, criou o projeto Global Green Traveller para incentivar o turismo sustentável e também foi selecionado para a jornada. Ele revela que tem boas expectativas do programa. “Vamos poder vivenciar a sustentabilidade em sua integralidade, pois a ilha tem muito a nos ensinar. Além disso, não vejo a hora de encontrar os amigos de diferentes países que realizei durante os treinamentos para conversarmos e encontrarmos soluções para fazer do mundo um lugar melhor”, destaca o jovem que é jornalista e formado em direito. Ele também espera encontrar parceiros para o seu projeto que tem como objetivo desenvolver uma plataforma de turismo consciente e sustentável.

Por causa da Pandemia, a jornada terá medidas rígidas para garantir uma viagem e estadia seguras, bem como a segurança de todos os envolvidos direta ou indiretamente. A viagem está marcada para o próximo ano ano, mas caso os selecionados não consigam ir, seja por causa de vacinação, fronteira fechada ou até mesmo o visto, haverá jornadas extras no ano que vem, ainda sem data definida.