Jornada sobre jornalismo, democracia e acesso à informação reúne professores e alunos na UFSC

15/10/2019 14:47

Texto e Fotografias: Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo.

Professores, pós-graduandos, pesquisadores e alunos do curso de jornalismo lotaram o auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, durante a  “Jornada sobre Jornalismo, Democracia e Direito à Informação”. O evento, organizado pelo Observatório da Ética Jornalística – ObjETHOS da UFSC, ocorreu no dia 27 de setembro.

A programação promoveu um dia de reflexões e debates sobre o fazer jornalístico em relação aos desafios da atualidade. Logo após a abertura, realizada pelo professor do curso de Jornalismo Rogério Christofoletti (membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e Coordenador do ObjETHOS/UFSC), iniciou-se a primeira mesa: “Dados Abertos e Cidadania Informada”. Os jornalistas Maria Vitória Ramos (Agência de Jornalismo Fiquem Sabendo) e Breno Costa (Brio Hunter e Newsletter Real Oficial) debateram sobre a importância do acesso à informação através de meios legais – como a Lei de acesso à informação, o Portal da Transparência e o Diário Oficial da União. Contando com a moderação de Lívia Vieira, professora (IELUSC) e editora da newsletter Farol Jornalismo, temas como o papel das agências de verificação da verdade foram centrais na discussão.

No período da tarde, ocorreu a  segunda mesa, intitulada “Do jornalismo que temos à democracia que queremos”. Participaram os professores e pesquisadores Sylvia Moretzsohn (pós-doutoranda em Estudos de Comunicação pela Universidade do Minho, em Portugal) e Samuel Lima (Coordenador  da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo – GPSJor), com moderação de Rogério Christofoletti. A discussão se estendeu sobre relação entre a postura da grande mídia brasileira e os encaminhamentos políticos que ocorreram no Brasil nos últimos anos.

Além das discussões, o evento foi marcado pelo lançamento do livro A crise do jornalismo tem solução?, de autoria de Rogério Christofoletti, e oportunizou a comemoração de três datas importantes para o curso de Jornalismo da UFSC: os 10 anos de atuação do grupo de pesquisa – ObjETHOS, 20 anos da Rádio Ponto UFSC, que esteve presente no evento realizando cobertura e transmissão ao vivo, e os  40 anos do curso de graduação em Jornalismo.