Jornalismo UFSC
  • Mostra exibe projetos editoriais de acadêmicos do Jornalismo/UFSC

    Publicado em 28/08/2017 às 18:02

    A exposição “Jornalismo em Revista” está acontecendo no hall de periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da UFSC, no piso térreo. São 27 publicações, fruto do trabalho dos alunos da disciplina de Laboratório de Produção Gráfica, com uma grande diversidade de títulos. Há revistas de literatura, turismo, moda e comportamento, empoderamento feminino, política, cultura indígena, gastronomia, música, arquitetura, fotografia e muito mais. A exposição permanece, no espaço gentilmente cedido pela BU, até 15 de setembro.

    Os projetos gráficos-editoriais foram desenvolvidos por estudantes da 3ª fase ao longo do primeiro semestre de 2017 sob a orientação do professor Ildo Francisco Golfetto e monitoria da acadêmica Natália Huf. A intenção era exercitar a produção de revistas com concisão entre forma e conteúdo. Para tanto foram usadas reportagens reais, independente de serem autorais ou não, atribuindo os devidos créditos aos autores de textos e imagens. Participam da mostra os trabalhos dos acadêmicos:

    Aline Lima Ramalho
    Amanda Regina Rosa
    Andrey Frasson
    Camila da Silva Saplak
    Carla Martins Mereles
    Carolina Vaisz
    Catarina Duarte
    Francielle Cecília
    Gabriel de Aguiar
    Giovanni Vellozo
    Giuliano M. Bianco
    Ilana Cardial
    Jade Kalfeltz
    Jaine Araújo
    Jéssica Cescon Antunes
    Julia Piardi
    Júlia Mallmann
    Karina Ferreira
    Lais Godinho
    Livia Schumacher
    Luiz Fernando Ne-gatxa Patte
    Natalia Walter
    Nina Veras
    Pedro Bermond Valls
    Reginaldo de Castro
    Suelen Rocha
    Vinicius Claudio

    As revistas também encontram-se disponíveis no endereço: www.issuu.com/editorial_jorufsc

    FICHA DO EVENTO
    Jornalismo em Revista
    Local: Hall de Periódicos – Andar térreo – Biblioteca Universitária
    Período: de 25/08 a 15/09
    Horário: De segunda a sexta das 7h30 às 22 h e nos sábados letivos das 8 h às 20 h.
    Apoio: BU UFSC
    Agradecimento: Hilda Carolina Feijó – Setor de Periódicos


  • Jornalista conta a viagem de Pequim a Londres para a cobertura das Olimpíadas de 2012

    Publicado em 27/07/2017 às 13:54

     

    No dia 08 de agosto, às 18h30, o jornalista e egresso do Jornalismo/UFSC, Richard Amante, estará  na UFSC para falar do livro  “Cruzando continentes: a incrível jornada de Pequim a Londres em 56 dias”. Richard falará sobre a experiência da viagem e sobre a cobertura das Olimpíadas de Pequim e Londres. A conversa será no auditório Professor Henrique Fontes  – prédio B do CCE e é aberta ao público.

    Viajar de carro de Pequim a Londres para assistir aos Jogos Olímpicos de 2012. Parece uma loucura, não? Mas foi exatamente isso o que fizeram Richard Amante e os irmãos Edgar e Paulo Scherer. Juntos, os três partiram de Pequim no dia 2 de junho de 2012 com o objetivo de chegar ao Estádio Olímpico de Londres em 56 dias, exatamente em 27 de julho.

    No início, viajaram num Santana 2005 chinês, que ficou pelo caminho. Trator, carroça, moto, táxi, ônibus, balsa, balão, navio, usaram todo meio de transporte até chegar à Europa Ocidental, quando ao trio se juntaram mais dois, Bruno e Lucas. Numa van alugada, os cinco seguiram para a festa de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Viveram situações de risco, negociando com gente que falava línguas incompreensíveis, cruzando fronteiras, rios, mares, montanhas, desertos, florestas, atravessando 28 países, percorrendo 22.500 quilômetros.

    Movidos a kebab e cerveja, tiveram a paciência e a resistência de um atleta fundista, a rapidez de um velocista, a vontade de vencer, inerente a qualquer atleta. Levaram ao longo do caminho o espírito olímpico, que envolve respeito, harmonia e paz. Quase uma cidade por dia, um milhão de histórias para contar, que foram reunidas neste livro, Cruzando Continentes, onde está registrado este sonho realizado, um sonho olímpico. Foi uma correria louca, mas, nesse tempo espremido (e eterno), a fé não falhou e a sorte, quase sempre, ajudou. Um mundo de gente, de cidades, de paisagens, de culturas, de aprendizado. Toda essa aventura está detalhada em uma deliciosa narrativa, recheada de fotografias e comentários neste livro escrito pelo jornalista Richard Amante.

    Com tantos vídeos e fotos incríveis dessa aventura, foi preciso criar um livro multimídia usando realidade aumentada. Para cada capítulo, há uma página na Internet com as imagens que não couberam nessas 320 páginas e vídeos que mostram em detalhes os momentos mais marcantes da Expedição Olímpica 2012.

    Mais sobre o livro: http://olympicexpedition.com/?page_id=844

     


  • Relação dos candidatos aprovados no processo seletivo simplicado para contratação de professor substituto

    Publicado em 13/07/2017 às 8:35

    A presidente da banca examinadora do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, processo nº 23080030070/2017-00, apresenta a relação dos candidatos aprovados abaixo, conforme estabelece a Resolução Normativa 041/CUn/2015:

    1. Isabel Colucci Coelho
    2. Fernanda Nascimento da Silva
    3. Dairan Mathias Paul
    4. Cândida de Oliveira

    A documentação apresentada pelos candidatos ( cópia do currículo Lattes documentada) poderá ser retirada na secretaria do JOR, a partir de segunda-feira, dia 17 de julho.