Professores da Universidade de Derby visitam o Departamento de Jornalismo

24/06/2019 15:39

Os Professores Ivana Ebel e Keith Perch, da Univeridadade de Debry – Inglaterra-, participarão de atividades no Departamento de Jornalismo nos dias 26 e 27 de junho. A vista inclui reuniões com os professores da graduação e da Pós-graduação para troca de experiências nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão; e um debate aberto. “Jornalismo no Reino Unido – diferenças, experiências e causos do fazer jornalístico”, ocorre no dia 26 de junho, às 14h, no Auditório da Reitoria. A palestra estará voltada para alunos de jornalismo e jornalistas.

A visita dos dois professores integra um projeto de mobilidade de pesquisadores da British Academy, o mais respeitado órgão de financiamento acadêmico do Reino Unido. Elaborado pela Profa. Dra. Gabrielle Bittelbrun e pela Profa. Dra. Ivana Ebel, professora titular da Universidade de Derby, a proposta inclui a troca de experiências entre os docentes das instituições e a elaboração de um projeto de pesquisa pelas duas professoras.

O projeto, intitulado “Cross cultural feminism: race, gender and body representation in mainstream and alternative magazines in Brazil and in the United Kindom”, visa a promover a discussão de como a mídia reforça modelo estéticos eurocêntricos e comportamentos heteronormativos nos diferentes contextos. “A intenção é problematizar os mecanismos midiáticos que reiteram as discriminações e contribuir para a promoção de realidades mais igualitárias, a partir das práticas relacionadas ao jornalismo nos dois países”, destaca Gabrielle Bittelbrun, que pesquisa sobre questões de gênero e raça há mais de 10 anos, e já teve estudos subsidiados pelos órgãos de pesquisa CAPES e Fapesp.

Conheça os Professores:

Keith Perch: É vencedor do prêmio Bafta e era o responsável pelo desenvolvimento de negócios digitais do grupo Daily Mail, criando novos modelos de negócio que funcionam até hoje. É coordenador do Departamento de Jornalismo da Universidade de Derby, que engloba cinco cursos de bacharelado em Jornalismo (Jornalismo, Jornalismo em Futebol, Jornalismo de Revista, Jornalismo especializado em Esportes, e Jornalismo combinado com outra área de estudos).

Ivana Ebel: Jornalista formada pela Univali, é Doutora em Comunicação e Mídia pela Universidade de Leipzig e, professora do curso de Jornalismo da Universidade de Derby. Atuou na redação dos jornais catarinenses A Notícia e Jornal de Santa Catarina, e na redação do portal alemão Deutsche Welle, na Alemanha. Entre outras experiências, desenvolve projeto da British Academy.

Gabrielle Bittelbrun: Jornalista pela Universidade Estadual Paulista, Mestra em Jornalismo e Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Autora do livro “Cores e Contornos”, publicado pela Editora Insular em 2018. Além de docente, atua como assessora de comunicação e trabalhou como repórter, sendo vencedora de duas edições do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental. Atualmente desenvolve o projeto da British Academy, que possibilitou a vinda dos Professores da Universidade Derby.