Jornalismo brasileiro perde Audálio Dantas

30/05/2018 19:21

Morreu hoje, em São Paulo, o jornalista Audálio Dantas, ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (1983). Com uma longa trajetória no jornalismo, era o presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP à época da morte de Wladimir Herzog, em 1975. Foi um dos responsáveis por denunciar que Herzog foi torturado e morto no DOI-CODI –o que contrariava a versão oficial do governo, de suicídio.

A carreira no jornalismo começo em 1954 como repórter da “Folha da Manhã” (atual “Folha de S.Paulo”), foi redator chefe da revista  “O Cruzeiro” e passou por publicações como a “Quatro Rodas”, “Veja”, “Realidade” e “Manchete”. Em 1981, recebeu o prêmio de Defesa dos Direitos Humanos da ONU.

Audálio visitou a UFSC em 2013, quando participou da Semana de Jornalismo da UFSC. Veja aqui a entrevista que Audálio Dantas concedeu ao UFSC Entrevista.

Nota: O Departamento de Jornalismo/UFSC, a Coordenação do Curso de Graduação em Jornalismo/UFSC e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/UFSC lamentam sua morte e se solidarizam com a família e amigos.  Profissional de valor impar, é exemplo para todos os jornalistas na defesa da profissão e de seus princípios éticos.