Gilka Girardello fala sobre Jornalismo cultural para crianças

26/05/2019 14:42
Texto: Luana Moreno. Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo.
Fotos: Sara Tomaz.  Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo.

Os alunos do curso de Jornalismo tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da professora da Pós-graduação em educação, Gilka Girardello, no dia 23 de maio. A palestra faz parte das comemorações dos 40 anos do curso.

A palestrante contou um pouco da sua trajetória de 20 anos no curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Seu trabalho voltou-se às disciplinas de redação e a eletiva de jornalismo cultural para crianças, que começou a lecionar após a realização de seu mestrado em Nova York, onde pesquisou a criança inserida no jornalismo.

Em sua exposição destacou a importância de dar espaço de fala para as crianças sem deixá-las expostas. Não existe um certo ou errado nesse caso, cada situação deve ser analisada levando em conta o código de ética dos jornalistas, mas Gilka sugere, “se está em dúvida não use”.

Outro tema abordado foi o acesso que as crianças têm à conteúdos que não foram pensados para elas, como é o caso dos telejornais e programas de rádio. Para tal situação existem dois caminhos complementares: é preciso ensinar os pequenos a serem críticos, mas também é necessário que os jornalistas compreendam que parte do seu público está composto por crianças. Para finalizar, Gilka mostrou na prática seu trabalho com contação de histórias, e claro, as protagonistas do conto eram as crianças.

Gilka Girardello é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela New School for Social Research de Nova York e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, dentro da Linha Educação e Comunicação.