Estudantes de jornalismo lotam o auditório Henrique Fontes em palestra da equipe do Profissão Repórter

28/03/2019 15:19
Texto: Alan Cavalieri, Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo.
Fotografias: Aline Souza, Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo.

O curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, na sexta-feira, 22 de março, a equipe do programa Profissão Repórter (Rede Globo) para a palestra GloboLab, que faz parte das comemorações dos 40 anos do Curso de Jornalismo da UFSC.

Os repórteres Eliane Scardovelli e Caio Cavechini conversaram por 2h e 30 minutos com os mais de 150 estudantes e egressos dos cursos da UFSC, Unisul, Estácio, e integrantes de Coletivos jornalísticos que preenchiam o auditório.

Além de mostrar as experiências sobre o cotidiano e desafios da profissão, a palestra tinha o objetivo de buscar jovens talentos. Quem esteve no evento poderá participar de um processo seletivo de reportagens. Dez jovens jornalistas serão selecionados para passar cinco dias na redação do programa e suas matérias serão reeditadas sobre a mentoria de Caco Barcellos e equipe.

A palestra ministrada na UFSC foi a penúltima de um total de vinte duas realizadas pela equipe do programa em parceria com a Globo Universidade. O trabalho finalizou em Laguna, litoral Sul de Santa Catarina, no sábado 23 de março. O GloboLab percorreu 15 cidades, e retorna à São Paulo a espera das reportagens enviadas pelos futuros jornalistas que, de acordo com Eliane Scardovelli, devem querer trabalhar muito, “gastar sola de sapato” e estar dispostos a sair do seu senso de realidade na procura de novas pautas.