Emoção e linguagem no Jornalismo esportivo são tema de palestra da Profa. Sandra de Deus

27/08/2019 12:00

Texto e fotografias: Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo.

A professora, jornalista e pesquisadora Sandra de Deus (UFRGS) palestrou na sexta-feira 16 de agosto, sobre a prática do jornalismo esportivo e as suas especificidades, tanto na linguagem quanto na carga de emoção. 

Sandra apontou a falta de discussão acadêmica sobre esportes nos cursos de jornalismo que, segundo ela, é consequência da cobertura esportiva ainda interpretada como entretenimento. Fez questão de ressaltar que o jornalismo esportivo exige o mesmo trabalho de apuração que as demais áreas da imprensa. 

A professora também falou sobre o desafio de manter a imparcialidade durante uma cobertura de futebol, em que um dos times em campo coincide com o time do repórter. Para ela, nesse caso é necessário pensar que a audiência é composta pelos mais diversos tipos de torcedores, e todos merecem ter acesso a um produto de qualidade. 

O evento ocorreu no Auditório Henrique Fontes, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, teve mediação da professora Valci Zuculoto e fez parte da agenda de comemorações aos 40 anos de Jornalismo UFSC.