Aula Magna com Carmen Rial discute a relação entre Jornalismo e Antropologia

19/08/2019 14:35

Texto e Fotos: Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo

A Aula Magna “Antropologia e Jornalismo – aprendizados de pesquisa” com a Jornalista, Antropóloga e Doutora em Antropologia e Sociologia, Carmen Rial, marcou o início das atividades do semestre 2019.2, e a comemoração aos 40 anos da Graduação.

Carmen Rial, que foi professora do curso entre as décadas de 1980 e 1990, compartilhou um pouco de sua experiência, com estudantes da graduação e pós-graduação, e docentes do Departamento. Falou sobre sua trajetória, ressaltando os ensinamentos que a carreira lhe trouxe, como quando aprendeu que um “Não” como resposta, muitas vezes pode ser um “Sim”. Um de seus primeiros trabalhos reconhecidos foi a pesquisa sobre Homossexualidade na casa de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O assunto não era muito abordado e o trabalho foi recusado pelo professor de uma disciplina, entretanto, obteve grande reconhecimento entre seus pares e outros docentes da época. 

A professora também discutiu a relação entre o Jornalismo e a Antropologia. Destacando que o diálogo entre ambos os campos pode fazer diferença na forma de enxergar o mundo. Contou, ainda, um aprendizado: estar inserida no contexto que se quer estudar ou relatar é importante para ter uma boa história.