A reportagem multimídia em debate

13/04/2017 20:21

“Multiplataforma: reportagem concebida para diversas linguagens” é o tema do debate que acontecerá na próxima-terça, 18 de abril, às 9h00, na sala Hassis (CCE). Os palestrantes são a professora Raquel Longhi, do Departamento de Jornalismo da UFSC, e o jornalista  Emerson Gasperin, repórter do caderno Nós e colunista de música do caderno Anexo, do Diário Catarinense.     As inscrições devem ser feitas   no link abaixo. Haverá certificado e a participação dos/as estudantes  no debate contará 4 horas de atividades complementares. O evento faz parte do projeto “Diálogos sobre o Jornalismo”, iniciativa da RBS.

Palestrantes:

Raquel Ritter Longhi é professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realiza pesquisas com ênfase em narrativas ciberjornalísticas, jornalismo imersivo, jornalismo online (novos formatos expressivos em hipermídia, jornalismo digital e redes sociais).  Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (Jortec) e Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami).  É  coordenadora do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) e líder do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem.  Tem várias  publicações científicas na área, entre as quais a organização dos livros  Jornalismo Convergente: Reflexões, Apropriações e Experiência, em 2012, e Gêneros e Formatos no Ciberjornalismo, em 2016, ambos pela Editora Insular.

Emerson Gasperin é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1993. Foi repórter de cultura do jornal O Estado de S.Paulo, integrando a equipe do suplemento Zap! que ganhou o Prêmio Esso Especial Infância e Adolescência em 1996. Chefiou a edição da revista Bizz, especializada em música, pela qual conquistou o Prêmio Abril de Jornalismo em 2006, na categoria Perfil. Também trabalhou no jornal Gazeta Mercantil e já escreveu para revistas como Trip, Capricho, Superinteressante e Viagem & Turismo. No Diário Catarinense, colaborou na edição da Revista de Verão (2005) e dos cadernos Geral (2009 e 2010) e Esportes (2013). Fez roteiros para o programa Globo Ciência, foi um dos curadores da área musical de duas edições da Maratona Cultural de Florianópolis e tem dois livros publicados: Reggae – Para Saber Mais e Almanaque do Futebol Catarinense. Atualmente, é repórter do caderno Nós e colunista de música do caderno Anexo, ambos no Diário Catarinense.