Ciência em Pauta

A agência Ciência em Pauta é um projeto de extensão do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina,  desenvolvido pelo NUPEJOC – Núcleo de Pesquisa em Linguagens do Jornalismo Científico.  Desde maio de 2010, temos produzido material jornalístico sobre ciência, tecnologia e inovação, tomando sempre como referência a produção da UFSC.  Tudo que é publicado  no portal da agência pode ser usado gratuitamente por veículos de comunicação, desde que citada a fonte.

A equipe envolvida no projeto é responsável, ainda, pela promoção periódica de cursos e workshops sobre Divulgação Científica tanto para jornalistas, quanto para pesquisadores. Todas estas ações têm como objetivo melhorar o jornalismo científico desenvolvido em nosso estado, fazendo com que a sociedade seja melhor informada. As bases deste projeto foram lançadas em 2007, com a organização de minicursos sobre divulgação e jornalismo científico e a realização de  pesquisa para verificar como alguns pesquisadores avaliavam a importância destes campos e a própria atuação da imprensa local como divulgadora de ciência.  A partir daí, evoluímos para a criação da agência de notícias que  conta com o apoio do MEC (PROEXT), da PRPE – Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC e da AGECOM/UFSC.

Ao final de cada semestre letivo, publicaremos uma coletânea com alguns dos melhores textos e imagens do portal que será distribuída para bibliotecas públicas e  professores de ensino médio de Florianópolis. Acreditamos que este material pode se transformar em um importante suporte a ser usado em classe pelos docentes.

Coordenação: Professora Tattiana Teixeira – 

Bolsistas:

Jéssica Fuchs
Tiago Pereira
Lucas Medeiros
João Gabriel Nogueira
Giovana Chinellato,
Leonardo Silva Lima

Site: http://www.cienciaempauta.com.br/