TCC do Curso de Jornalismo participa de festivais de cinema no Brasil

18/07/2011 16:54

Entre os selecionados para a Mostra Catarinense do 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2011) está o curta “f de faca”, documentário apresentado no ano passado como Trabalho de Conclusão de Curso por Adriana Meyge e Maurício Tussi. Os alunos foram orientados pela professora Aglair Bernardo.

O trabalho faz parte da programação e concorre com mais oito obras ao Troféu Panvision. O vencedor da categoria, além de receber o prêmio, será também exibido em quatro outros festivais parceiros no Chile, Paraguai, Peru e Itália. Um dos principais eventos de cinema de Santa Catarina, o FAM 2011 ocorre entre os dias 24 de junho e 1º de julho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Também em junho, “f de faca” será exibido no Festival Íbero Americano de Cinema e Vídeo – Cinesul 2011. A seleção foi para a categoria não-competitiva Cinema ao Pé da Letra, parte da mostra paralela do evento, que ocorre no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 26.

“f de faca” é uma visita ao poeta Ferreira Gullar, que completou 80 anos em 2010. Em seu apartamento, Gullar revela lembranças, compartilha reflexões e convida para uma incursão à galeria de arte particular que cobre as paredes de sua moradia-escritório. Interrupções denunciam a rotina de homem requisitado e somam, ao documentário, ocasiões tão fugazes quanto cômicas.

Em março, o filme participou como selecionado da 10ª Mostra do Filme Livre, tendo sido exibido nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, em diversas datas.

O trailer de “f de faca” pode ser visto em http://vimeo.com/17504569. Uma cópia foi entrege ao Curso de Jornalismo e faz parte do acervo da Hemeroteca.