Evento marca início das comemorações dos 30 anos

11/07/2011 15:17

As atividades do primeiro Curso Superior em Jornalismo de Santa Catarina começaram no dia 08 de março de 1979. Trinta anos depois, o Curso inicia a programação comemorativa, nesta segunda-feira, 30 de março, a partir das 15 horas, com uma aula inaugural do semestre, recebendo quatro ex-professores, que participaram do processo de criação e implantação do Curso. Os jornalistas catarinenses Moacir Pereira, Paulo Brito e César Valente, vão apresentar, ao lado da chilena Maria Elena Hermosilla, um panorama das três décadas de evolução na formação e atuação profissional dos jornalistas a partir da criação do curso da UFSC.

PAULO JOSÉ DA CUNHA BRITO integrou o grupo de trabalho que decidiu pela criação do curso de Jornalismo da UFSC em 1978. Durante vinte anos foi professor, coordenador e chefe de departamento. CESAR VALENTE também fez parte da comissão que criou o Curso de Jornalismo da UFSC. É Jornalista com atuação profissional tanto na prática quanto no ensino da reportagem, da edição, da produção gráfica, da assessoria de comunicação e da administração jornalística. MOACIR PEREIRA atuou durante sua trajetória profissional em diversos campos do Jornalismo e igualmente participou da implantação do curso de Jornalismo da UFSC. Publicou 22 livros, que discutem desde grandes reportagens até aspectos profissionais. Ocupa a cadeira nº 3 da Academia Catarinense de Letras. MARIA ELENA HERMOSILLA, jornalista formada pela Universidade do Chile é especialista em comunicação social, e atualmente ocupa a Secretaria General do Tribunal Nacional de Ética e Disciplina do Colégio de Jornalistas, que é a organização dos jornalistas do Chile. Foi professora do Curso da UFSC de 1980 a 1983.
O evento acontece na segunda-feira, 30 de março, a partir das 15 horas, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão – CCE, da UFSC.