CNPq financia laboratório de jornalismo

05/07/2011 18:01

O novo laboratório tem como meta servir de suporte para pesquisas aplicadas multidisciplinares em jornalismo desenvolvidas na UFSC. “Temos como objetivo estimular as pesquisas conjuntas com outras áreas como engenharias, design, economia, sistemas de informação e ciências da computação”, explica Elias Machado.

Além das pesquisas multidisciplinares em colaboração com pesquisadores de outras áreas da UFSC, o Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Jornalismo pretende estabelecer relações diretas com as empresas de comunicação do estado e país para desenvolvimento de tecnologia de ponta e formação profissional. “Ao firmarmos parcerias com as empresas locais para desenvolvimento de tecnologia e formação profissional conseguiremos, a um só tempo, aumentar a competitividade das organizações jornalísticas e qualificar os profissionais para atuação em um mundo cada vez mais complexo”, afirma o professor.

O Programa de Apoio aos Jovens Doutores destinou no total R$ 36 milhões de reais aos projetos aprovados e faz parte das novas ações que o CNPq vem desenvolvendo durante este ano em consonância com o Plano de Aceleração do Crescimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC de C,T&I 2007-2010). As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberão cerca de R$13 milhões, representando 37% dos investimentos disponíveis no Edital.