22/05/2018 16:46

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, o Departamento de Jornalismo e o Curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina vêm a público manifestar tristeza pelo falecimento do jornalista Alberto Dines, ofertando solidariedade aos familiares e amigos. Dines é referência em crítica, análise e produção prática em jornalismo na busca de uma atuação sempre comprometida com o social, com a ética e com a qualidade profissional. Inegavelmente, suas contribuições iluminam os estudos para a formação e para a pesquisa em Jornalismo no Brasil, deixando um legado para a
história da imprensa. O jornalista teve uma intensa e reflexiva atuação na imprensa brasileira passando por empresas como o Jornal do Brasil, a Folha de S. Paulo, o jornal Última Hora, a revista/editora Manchete e a Editora Abril, além das emissoras de televisão TV Cultura e TV Brasil. Dines também atuou como professor universitário junto a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e integrou a equipe que criou o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade de Campinas (UNICAMP). Alberto Dines é responsável pela criação de uma experiência marcante na história da imprensa brasileira que é o Observatório da Imprensa, que com um programa de tevê e um portal propiciou um espaço de interlocução e de análise crítica e reflexiva em torno da produção jornalística, contribuindo para fortalecer o campo do Jornalismo, da prática à construção de um conhecimento específico.

Departamento de Jornalismo
Curso de Graduação em Jornalismo