CRONOGRAMA DAS PROVAS – ÁREA/SUBÁREA JORNALISMO E EDITORAÇÃO

07/08/2013 16:59

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – EDITAL 238/DDP/2013

CRONOGRAMA DAS PROVAS

ÁREA/SUBÁREA JORNALISMO E EDITORAÇÃO

O Chefe de Departamento, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no Edital n° 238/DDP/2013 e na Portaria Normativa n° 41/GR/2013, estabelece as seguintes orientações para os candidatos ao processo seletivo simplificado visando à contratação de professor substituto para o Departamento de Jornalismo na Área/subárea Jornalismo e Editoração:

 

Data

Horário

Atividade

Local

12/08/2013

08h00min

Ato de instalação dos trabalhos do Processo Seletivo Simplificado.

Sala 20

Depto. de Jornalismo CCE

12/08/2013

08h05min às 11h10min

Início do Sorteio individual de pontos da Prova Didática e entrega da documentação indicada no artigo 19 da Portaria Normativa 41/GR/2013 (curriculum vitae na Plataforma Lattes, devidamente  documentado), conforme ordem de inscrição, a saber:

Sala 20

Depto. de Jornalismo CCE

08h05min – Sorteio do ponto candidata 01 – ANA MARTA MOREIRA FLORES
09h05min – Sorteio do ponto candidato 02 – LUCIO SANTOS BAGGIO
10h05min – Sorteio do ponto candidata 03 – GISELE BOCHI PALMA
11h05min – Sorteio do ponto candidata 04 – GÉSSICA GABRIELI VALENTINI

13/08/2013

08h05min às 12h05min

Realização da Prova Didática, conforme ordem de sorteio de pontos, respeitadas as determinações da Seção III da Portaria Normativa n° 41/GR/2013.

Sala 32

Depto. de Jornalismo CCE

08h05min – Prova Didática candidata 01 – ANA MARTA MOREIRA FLORES
09h05min – Prova Didática candidato 02 – LUCIO SANTOS BAGGIO
10h05min – Prova Didática candidata 03 – GISELE BOCHI PALMA
11h05min – Prova Didática candidata 04 – GÉSSICA GABRIELI VALENTINI

13/08/2013

14h30min às 16h30min

Realização da Prova Prática, respeitadas as determinações da Seção IV da Portaria Normativa n° 41/GR/2013.

Sala 32

Depto. de Jornalismo CCE

15/08/2012

16h00min

Publicação do resultado.

Mural do Departamento e www.jornalismo.ufsc.br

PROGRAMA

a)      PROVA DIDÁTICA – PONTOS

1- Arte e técnica de diagramação.

Conceitos, evolução histórica no Brasil. Precursores em sua adoção no Brasil e quadro atual. Mudanças nos procedimentos após informatização da mídia impressa. O que se exige do diagramador na atualidade. Influência de movimentos artísticos no design de imprensa. A Gestalt na mídia impressa.

2- Sistemas gráficos de impressão

Características, especificidades e diferenças técnicas, utilização. Conceitos e evolução histórica. Sua influência sobre projetos gráficos. Sistemas de impressão mais utilizados no jornalismo, aplicabilidade, diferenças. Sistemas de impressão antes e depois da informatização na mídia impressa brasileira.

3- Uso de cores em mídia impressa.

Conceitos, sistemas de cores, critérios de uso. Como é utilizada em jornais e revistas. Evolução histórica no Brasil. Uso de cores na edição gráfica. O que não fazer na utilização e edição de cores.

4- O design na mídia impressa.

Conceitos, evolução histórica. Projetos gráficos marcantes em jornais diários brasileiros no século XX. Relação entre projeto editorial e gráfico. Influência dos movimentos da arte moderna no design da mídia impressa.

5- Editoração eletrônica.

Conceitos e evolução histórica. O que mudou com sua adoção em comparação com métodos anteriores de diagramação utilizados antes da informatização da imprensa brasileira. Fechamento de arquivos.

6- Artes gráficas.

Conceitos, evolução histórica no Brasil, relação com o Jornalismo. História das revistas e jornais no Brasil. Influência dos movimentos da arte moderna nas artes gráficas.

7- Projeto gráfico e identidade visual.

Conceitos, morfologia, estrutura, tipografia, grades, uso de cores. Elementos editoriais e gráficos e sua utilização no projeto gráfico. O que evitar.

8- Formatos de imagens.

Imagens Vetoriais e Bitmaps, características e uso adequado na mídia impressa. Tratamento, edição e diagramação de imagens na mídia impressa.

9- Tipologia e tipografia e seu uso na mídia impressa.

Conceitos, história, padrões. Critérios quanto ao seu uso em imprensa. O uso da tipografia na hierarquização da informação. Escalas de tipos e sua aplicação na diagramação. O que não se usa em mídia impressa.

10- Papel, dobra e acabamento.

Tipos e formatos de papéis para impressão. A escolha do papel correto. Montagens. Dobras. Corte e Vinco. Métodos de acabamento.

 

b)     PROVA PRÁTICA

 

O tempo da prova prática será de 2 horas. A prova será feita simultaneamente por todos os candidatos, na sala 32 do Departamento de Jornalismo, em computadores plataforma PC com software InDesign versão 5.0;

Os textos utilizados serão os do auto preenchimento do InDesign e as fotos serão fornecidas aos candidatos.  Não será permitido o uso de material bibliográfico, acesso a internet e computadores e dispositivos eletrônicos pessoais;

A prova prática consiste em criar, planejar, diagramar e concluir arquivo para impressão de uma página interna completa de um jornal diário, formato tabloide, monotemática, contendo três textos, dois deles ilustrados;

A manchete deve utilizar cartola, título, linha fina, duas fotografias, capitular, créditos destacados da dupla de repórteres e créditos de fotografias. A segunda retranca não será ilustrada. E a terceira deve ter uma fotografia;

Os candidatos devem utilizar para todos os fins exclusivamente a fonte Times New Roman e cada um vai receber arquivos de 3 fotografias para uso na diagramação. Todo material deve ser produzido em latim, exceto nos créditos;

É vedado qualquer espécie de acesso à internet para finalizar a prova. Após a diagramação deve ser concluída a versão em PDF da página para posterior impressão – atribuição da banca examinadora;

A avaliação compreenderá critérios jornalísticos de composição dos elementos editoriais e gráficos e o uso de fotos, alinhamentos, tipografia, cor, etc.

Florianópolis, 08 de agosto de 2013.

 

Carlos Augusto Locatelli

Chefe do Departamento de Jornalismo

Portaria n° 567/GR/2012