Oficina para jornalistas apresenta indicadores de sustentabilidade em Florianópolis

28/11/2017 09:52
O Departamento de Jornalismo vai sediar na próxima quinta-feira, dia 30/11, às 9h00, na sala 145 do CCE, uma oficina aberta de comunicação da Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis.  A oficina tem o objetivo de apresentar indicadores técnicos e de percepção, coletados pela Rede e relacionados à sustentabilidade urbana da cidade, com potencial de uso em matérias jornalísticas e trabalhos acadêmicos. É destinada a estudantes de Jornalismo e profissionais da área da comunicação. Estudantes do Jornalismo receberão certificado com carga horária de uma hora e meia.

A Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis foi criada em abril de 2017, para acompanhar o desempenho da cidade em questões relacionadas à sustentabilidade e qualidade de vida dos cidadãos, como mobilidade, saneamento e segurança. A Rede é formada por representantes da sociedade civil, setor produtivo, universidade e mídia. Já coletou, junto ao poder público, mais de 150 indicadores sobre a cidade em diferentes áreas. Também levantou indicadores de percepção através de pesquisa de opinião realizada junto a mais de mil moradores de Florianópolis, nos meses de setembro e outubro deste ano.

A oficina será realizada pelo coordenador nacional do projeto Redes de Monitoramento Cidadão, Fernando Penedo.  Ele vai apresentar o histórico das Redes, informações sobre o processo de coleta dos indicadores e o case do grupo de comunicação El Tiempo, da Colômbia, que há anos utiliza dados da Rede de Cidades Colombianas “Como Vamos”.

As inscrições devem ser feitas no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSerqop8YF4nmzwpkyb8EfiVg-w4Rqf1yT4q9rh4s11_dybWuw/viewform?c=0&w=1