Crítica de mídia é tema de seminário na Pós-graduação em Jornalismo

19/09/2017 14:32

Nos dias 21 e 22 de setembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar o I Simpósio de Crítica de Mídia – Como criticam os que criticam?. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais, tendo apoio do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR), da UFSC. O simpósio visa a debater e refletir sobre a crítica de mídia observando suas naturezas, as diferentes perspectivas teóricas utilizadas, os modos como é feita, os lugares onde se encontra, bem como os sujeitos que a praticam. Dentre outros aspectos, o evento busca pensar a questão da crítica de jornalismo, sobretudo das coberturas jornalísticas, como objeto de estudo, prática de ensino e formação de novos jornalistas.

As discussões programadas abarcam variadas abordagens, temas e objetos relacionados à questão da crítica de mídia. O evento contará com apresentações de trabalhos a partir de mesas temáticas, além de um painel voltado especialmente para estudos produzidos por jovens pesquisadores. Também, em seu primeiro dia, o simpósio irá trazer como convidada internacional a Dra. María Luisa Sánchez Calero, professora da Faculdade de Ciências da Informação, na Universidade Complutense de Madri (Espanha).  Na ocasião, a pesquisadora apresentará reflexões sobre a crítica de cobertura jornalística de catástrofes naturais. Outra presença especial confirmada é a de José Geraldo Couto, jornalista, crítico de cinema e tradutor.

O simpósio integra a série de atividades que comemora os 10 anos do POSJOR. As inscrições serão realizadas no próprio local do evento, através do preenchimento de dados e assinatura dos participantes. Haverá certificados de ouvintes para as pessoas que participarem do simpósio. Confira, abaixo, a programação completa do evento, que ocorrerá no Auditório Henrique Fontes, prédio B do CCE.

21 de setembro (quinta-feira):

14h30: ABERTURA – Crítica de mídia como tarefa acadêmica

Profª Drª Gislene Silva (Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/UFSC).

Profª. Drª. Rosana de Lima Soares (Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais/USP).

Ambas as professoras são líderes do Grupo Crítica de Mídia e Práticas Culturais no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

15h00: MESA 1 – Crítica de mídia em perspectiva aberta

Profª Drª Vera Regina Veiga França – Mídia, dominação ideológica, recepção crítica: relendo o conceito de indústria cultural. (Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UFMG).

Prof. Dr. José Luiz Aidar Prado – O que significa hoje fazer crítica midiática? (Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica / PUC-SP).

Prof. Dr. Marcio Serelle – Reportagem autoreflexiva. (Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social – Interações Midiáticas/PUC-MG).

Mediadora: Profa. Dra. Terezinha Silva (USP)

17h30: CONVIDADA INTERNACIONAL

María Luísa Sánchez Calero – Crítica de cobertura periodística de catástrofes naturales. (Departamento de Periodismo, Universidad Complutense de Madrid, Espanha).

Mediadora: Profa. Dra. Gislene Silva (UFSC).

 

22 de setembro (sexta-feira):

09h30: MESA 2 – Crítica de cinema e crítica de jornalismo pelos estudos da tradução

José Geraldo Couto – Crítica do juízo, juízo da crítica. (Jornalista e crítico de cinema).

Profª Drª Meta Zipser – Crítica das práticas de tradução no campo do Jornalismo. (Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução/UFSC).

Mediador: Prof. Dr. Marcio Serelle (PUC-MG)

14h: MESA 3 – Crítica de cobertura jornalística

Profª Drª Terezinha Silva – A Operação Lava Jato, a corrupção e o jogo de sombras na cobertura jornalística de um escândalo. (Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/UFSC).

Profª Drª Daiane Bertasso – O discurso das notícias sobre violência contra mulher. (Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/UFSC).

Prof. Dr. Rogério Christofoletti – Sete teses para uma autocrítica dos observatórios de mídia. (Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/UFSC).

Mediadora: Profa. Dra. Rosana Soares de Lima (USP)

16h30: Painel: jovens pesquisadores

Drª Juliana Doretto (FIAM/FAAM) – “É nóis”?: Os critérios de noticiabilidade do “Repórter Rá Teen Bum”

Drª Andrea Limberto (grupo MidiATO) – Crítica de formatos digitais a partir de experiências em Web Art.

Thiago Siqueira Venanzoni, doutorando (ECA/USP) – Os modos da crítica em formas audiovisuais.

Lívia de Souza Vieira, doutoranda (UFSC) – Etnografia como uma metodologia para crítica de mídia.

Isadora Ribeiro, mestranda (UFSC) – Crítica das representações sociais de ruralidade em Globo Rural revista.

Mediadora: Profa. Dra. Juliana Doretto (FIAM/FAAM)

18h00: Encerramento