Nota de apoio a greve geral emitida por professores e alunos do Jornalismo/UFSC

28/04/2017 09:33

Nós, professores e estudantes do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, comunicamos que decidimos apoiar e aderir à Greve Geral nacional convocada para o dia 28 de abril de 2017, por considerarmos este movimento justo e necessário para evitar a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária em tramitação no Congresso Nacional, bem como outras medidas que colocam em risco políticas fundamentais para o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico do Brasil.

Consideramos que tais reformas ameaçam direitos arduamente conquistados, acentuando desigualdades sociais, e entendemos que não podemos nos omitir neste momento. Dia 28, portanto, nos integraremos à luta de trabalhadores e trabalhadoras de todo o país na construção de uma nação soberana, livre e solidária, capaz de honrar seus compromissos constitucionais fundamentados, entre outros valores, na cidadania e no respeito à dignidade da pessoa humana.

 

Florianópolis, 27 de abril de 2017.

 

Aline Lima Ramalho

Amanda Antunes Bueno

Amanda Regina Rosa

Ana Cristina Machado

Ana Ritti

Ana Sophia Sovernigo

Anaíra Sarmento

Aramis Merki II

Antonio Brasil

Áureo Mafra de Moraes

Beatriz Bento

Bianca Beron Machado

Bruno Rosa

Camila Costa da Cunha

Carla Mereles

Cárlida Emerim

Carlos A. Locatelli

Carol Gómez

Carolina Bernardi

Catarina Duarte

Daniela Milena Ceccon

Daiane Bertasso

Débora Nazário

Diana Hilleshein

Daiane Nora

Eduarda Hillebrandt

Eduarda Pereira

Elias Machado

Emily Leão

Fernanda Felizari

Fernanda Struecker

Fernando Perosa

Flávia Guidotti

Gabriel Volinger

Gabrielle Schardosin

Giovanna Olivo

Giovanna Pacheco

Giovanni Vellozo

Gislene Silva

Ildo Francisco Golfetto

Isabele Reusing

Ivan Luiz Giacomelli

Jade Kalfeltz

João Paulo Mallmann

Kamylla Silva

Karen Rosa

Karina Ferreira

Karla Quint

Leticia Silva

Leslie Sedrez Chaves

Lucas Gabriel Dos Santos Cardoso

Luisa Michels

Mahara Miranda De Aguiar

Manoela dos Santos Bonaldo

Maria Eduarda Silva

Maria José Baldessar

Maria Helena de Pinho

Mariany Bittencourt

Mauro César Silveira

Maya Soares

Mayara Heloisa Santos

Mônica Custódio

Oscar Führ

Pedro Jofily Cruz

Raquel Ritter Longhi

Rita Paulino

Rogério Christofoletti

Samuel Pantoja Lima

Sofia Dietmann

Sofia Mayer Dorner

Tadeu Mattos

Tattiana Teixeira

Terezinha Silva

Valci Zuculotto

Valentina Nunes

Victor Milezzi

Vinicius Augusto Bressan Ferreira

Wagner Locks

Yolanda Mordrokr

 

 

Nota dos colegiados do Jornalismo UFSC em apoio a greve geral

27/04/2017 17:59

“Os colegiados do  Departamento de Jornalismo e do Curso de Jornalismo, em reunião extraordinária realizada no dia 27/04/2017, aprovaram por unanimidade apoiar a greve geral nacional convocada pelos movimentos sociais e centrais sindicais para o dia 28/04/2017. Entendem, que as reformas propostas pelo governo não se coadunam com a realidade atual do país, e que se faz necessário lutar contra a reforma da previdência, trabalhista e outros projetos que precarizem serviços essenciais oferecidos à população. Salientam que a educação pública é uma das áreas mais afetadas pelas ações do atual governo, incluindo o corte de verbas e a ameaça de privatização do ensino público.

Florianópolis, 27 de abril de 2017. ” 

A reportagem multimídia em debate

13/04/2017 20:21

“Multiplataforma: reportagem concebida para diversas linguagens” é o tema do debate que acontecerá na próxima-terça, 18 de abril, às 9h00, na sala Hassis (CCE). Os palestrantes são a professora Raquel Longhi, do Departamento de Jornalismo da UFSC, e o jornalista  Emerson Gasperin, repórter do caderno Nós e colunista de música do caderno Anexo, do Diário Catarinense.     As inscrições devem ser feitas   no link abaixo. Haverá certificado e a participação dos/as estudantes  no debate contará 4 horas de atividades complementares. O evento faz parte do projeto “Diálogos sobre o Jornalismo”, iniciativa da RBS.
 
 
Palestrantes:
 
Raquel Ritter Longhi é professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realiza pesquisas com ênfase em narrativas ciberjornalísticas, jornalismo imersivo, jornalismo online (novos formatos expressivos em hipermídia, jornalismo digital e redes sociais).  Faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (Jortec) e Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami).  É  coordenadora do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) e líder do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem.  Tem várias  publicações científicas na área, entre as quais a organização dos livros  Jornalismo Convergente: Reflexões, Apropriações e Experiência, em 2012, e Gêneros e Formatos no Ciberjornalismo, em 2016, ambos pela Editora Insular.
 
Emerson Gasperin é jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1993. Foi repórter de cultura do jornal O Estado de S.Paulo, integrando a equipe do suplemento Zap! que ganhou o Prêmio Esso Especial Infância e Adolescência em 1996. Chefiou a edição da revista Bizz, especializada em música, pela qual conquistou o Prêmio Abril de Jornalismo em 2006, na categoria Perfil. Também trabalhou no jornal Gazeta Mercantil e já escreveu para revistas como Trip, Capricho, Superinteressante e Viagem & Turismo. No Diário Catarinense, colaborou na edição da Revista de Verão (2005) e dos cadernos Geral (2009 e 2010) e Esportes (2013). Fez roteiros para o programa Globo Ciência, foi um dos curadores da área musical de duas edições da Maratona Cultural de Florianópolis e tem dois livros publicados: Reggae – Para Saber Mais e Almanaque do Futebol Catarinense. Atualmente, é repórter do caderno Nós e colunista de música do caderno Anexo, ambos no Diário Catarinense.