Estudantes defendem trabalhos experimentais na Expocom Rio 2015

31/08/2015 21:47

intercomAlunos de graduação do Departamento de Jornalismo participam da XXII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que acontece no dia 6 de setembro na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento integra o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), que ocorre de 3 a 7 de setembro. Cinco trabalhos, entre doze inscritos, foram selecionados na etapa Regional Sul, ocorrida em junho, na Univille (SC), para integrar o evento nacional.

Guilherme Gonçalves Longo apresenta o Jornal Laboratório Zero na categoria Jornal Impresso. O estudante também irá participar do Intercom Júnior, evento paralelo voltado para pesquisas acadêmicas na graduação, com o trabalho As fotografias de Veja na sucessão presidencial em 2010/2011. Na categoria Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo, Renata Bassani defende o Correspondente Universitário, programa elaborado por alunos em intercâmbio em países da Europa e América Latina. Mateus Bitencourt Boaventura representa os alunos que realizaram a cobertura da Copa do Mundo no ano passado com o programa Parada prá Copa, exibido no lugar do Telejornal Diário da UFSC. Na categoria Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Áudio e Rádio, a jornalista Luciana Paula Bonetti Silva apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso defendido no segundo semestre de 2014, onde narra as mudanças que ocorreram no programa de rádio A Voz do Brasil, desde o governo Lula até os dias atuais. Vale ressaltar também que a aluna Amanda Ribeiro Marques foi selecionada com o  trabalho produção do jornal mural O Patriota, realizado para a disciplina de Edição, mas não poderá participar do evento. A programação completa e participantes de outras instituições de ensino estão listados no site do Intercom Rio 2015.

Os alunos e professores de pós-graduação também apresentam trabalhos selecionados, atuam como jurados e lançam livros. Saiba mais sobre a participação do PosJor no Intercom 2015.

 

“Curso de Jornalismo para quê?” Aula inaugural de Jornalismo na UERJ

27/08/2015 19:38

eduardoAula inaugural do novo curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), proferida pelo professor Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e intitulada “Curso de Jornalismo para quê?”. Evento realizado no dia 25 de maio de 2015 no auditório RAV 102, na FCS/UERJ.