Reformas no Labtele e Labrádio ocorrem em setembro e outubro

19/08/2014 15:28

O Departamento de Jornalismo recebeu no dia 15 de agosto o cronograma das obras dos Laboratórios de Radiojornalismo e Telejornalismo, assinado pelo arquiteto Fulvio P. da Silva, da Gefisa Construtora e Incorporadora, vencedora da licitação.

Conforme o cronograma, a reforma do Labrádio inicia em primeiro de setembro e estará concluída até 31 de outubro. A obra compreende um conjunto de melhorias nos estúdios A e B, sala de aula, estúdio da Rádio Ponto e em áreas comuns, especialmente a substituição do revestimento acústico e do sistema de ar condicionado.

A reforma do Laboratório de Telejornalismo inicia em 8 de setembro e deve terminar em 31 de outubro. A obra compreende melhorias no estúdio de TV e nas salas de operação, com destaque para a substituição do revestimento acústico, instalação do novo teto e fundo infinito.

Com o apoio da Coordenação do Curso de Jornalismo, todas as disciplinas foram realocadas para outros espaços no Departamento de Jornalismo e no CCE. O Labrádio está montado provisoriamente na Hemeroteca e o Labtele ocupa a Sala de Redação para TV. O Projeto TJ UFSC está provisoriamente na sala do Núcleo de Projetos Editoriais (NPE).

 

Laboratórios de ensino recebem câmaras GO Pro e IPads

19/08/2014 15:27

O Departamento de Jornalismo disponibiliza a partir de hoje novos equipamentos de fotografia e informática para uso nas disciplinas de graduação.

Foram adquiridas nove máquinas fotográficas modelo Go Pro, alocadas da seguinte forma:

Laboratório de Fotojornalismo – 3

Laboratório de Telejornalismo – 3

Laboratório de Radiojornalismo – 1

Cotidiano – 1

TJ UFSC – 1

O uso desses equipamentos pelos alunos seguem os regulamentos de cada laboratório.

Também foram comprados cinco tablets modelo IPad, que ficarão alocados no Labfoto. O uso prioritário desses equipamentos são atividades ligadas às disciplinas Jornalismo OnLine, Webjornalismo e Fotojornalismo.

Após a conclusão das reformas em curso no Labrádio e Labtele, é intenção da Chefia disponibilizar tablets na nova Hemeroteca, em tempo integral, para uso dos alunos.

Projeto Jornalismo Esportivo cobriu 19 jogos da Copa do Mundo 2014

06/08/2014 09:39

Alunos do Curso de Jornalismo da UFSC vinculados ao Laboratório de Radiojornalismo, especificamente ao projeto de extensão Jornalismo Esportivo UFSC, transmitiram em rádio, TV e internet jogos da Copa do Mundo 2014.

O projeto Cobertura da Copa do Mundo 2014 envolveu mais de 50 alunos na transmissão de 19 jogos e na produção do programa Parada pra Copa, veiculado na TV e no rádio. Contanto ainda com a participação dos estudantes de jornalismo da UFSC em intercâmbio e de alunos de outras universidades no Brasil e do exterior, o grupo veiculou conteúdo (fotos, vídeos, textos, áudios) a partir de material produzido em 14 cidades de oito países, sendo seis cidades-sede no Brasil.

O programa Parada pra Copa na TV foi transmitido também em língua brasileira de sinais (LIBRAS), sendo o único programa universitário de conteúdo sobre a Copa com acesso à comunidade surda no Brasil.
O Laboratório de Radiojornalismo é coordenado pelo professor Eduardo Meditsch e os projetos de extensão Jornalismo Esportivo UFSC e TJ UFSC pelas professoras Valci Zuculotto e Cárlida Emerim, respectivamente.

Para mostrar um pouco do trabalho o projeto de extensão TJ UFSC produziu um especial com entrevistas e imagens sobre a cobertura, que pode ser visto nos links abaixo.

http://youtu.be/qWOhcBWvRoc
TJ UFSC
https://www.facebook.com/tjufsc

http://tj.ufsc.br
Jornalismo Esportivo UFSC
https://www.facebook.com/jornalismoesportivoufsc
Rádio Ponto UFSC
https://www.facebook.com/radiopontoufsc?fref=ts
http://www.radioponto.ufsc.br/index.php
Correspondente Universitário
https://www.facebook.com/CorrespondenteU

 

Por Mateus Boaventura/Jornalismo Esportivo UFSC