Projeto de estudantes de jornalismo é selecionado para conferência mundial na Suíça

25/06/2014 15:15

A organização da Conferência Mundial de Empresa Júnior (JEWC) selecionou o projeto de documentário da Comunica! Empresa Junior de jornalismo da UFSC para ser apresentado em Genebra, Suíça. O evento reúne jovens do mundo todo com histórias inspiradoras e de sucesso para compartilhar. O case dos estudantes de jornalismo, “Como alcançar excelentes resultados com o poder da comunicação”, será apresentado em forma de workshop, mostrando a experiência em produzir um documentário a partir do estudo dos planos de manejo de uma área de preservação. O trabalho foi reproduzido em parceria com a Simbiosis, Empresa Junior de Biologia da UFSC e a prefeitura de Porto Belo. A presidente da Comunica!, Ana Carolina Domingues, acredita que o evento será uma ótima oportunidade de divulgar a qualidade de ensino da UFSC, principalmente na área de Jornalismo, uma das três melhores graduações do país.

O documentário APA – Ponta do Araçá destaca as belezas naturais e a importância ecológica da área localizada na Costa Esmeralda. Com 218 espécies de vertebrados, 237 espécies de invertebrados e 42 espécies do ambiente marinho, a APA têm importância relevante na conservação da natureza. Das espécies que vivem lá, 14 estão ameaçadas de extinção. Exibido na comunidade, e distribuídos nas escolas públicas, o vídeo é uma forma de educar a população para ter consciência com o meio ambiente e preservá-lo.

A Comunica! faz parte do Movimento Empresa Júnior, maior iniciativa estudantil do pais. Fundada há três anos, oferece aos estudantes de jornalismo oportunidades de viver experiências do mercado de trabalho durante a graduação. Iniciativas como esta estão espalhadas por Santa Catarina e recebem cada vez mais destaque. Atualmente, existem no estado 22 Empresas Juniores federadas à FEJESC, organização que garante a expansão do movimento e o desenvolvimento acadêmico.

A Comunica! está buscando recursos com a PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) para que um representante da empresa possa viajar e oferecer o workshop no evento. Caso não consiga a quantia necessária, a apresentação não poderá ocorrer.

Para participar da seleção tivemos que resumir, em poucos segundos, a essência do nosso projeto. O vídeo a seguir foi enviado para a organização e selecionado para o evento.

Link do vídeo enviado como proposta de apresentação:

https://www.youtube.com/watch?v=o9P-edolrQQ

 Link das informações do workshop no evento:

http://jewc2014.com/workshop-2/?id_w=9

 Link do documentário produzido:

https://www.youtube.com/watch?v=VlP9hh9C9js

Legenda foto (em anexo): O município de Porto Belo foi o cenário para as gravações do documentário

 

créditos: Renata Bassani

Palestra e livro do prof. Locatelli em Porto Alegre

13/06/2014 10:44
O professor Carlos Locatelli, colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, profere palestra no dia  13 de junho junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente Chefe do Departamento de Jornalismo, Locatelli também lança no evento seu livro Comunicação e Barragens: o poder da comunicação das organizações e da mídia na implantação de hidrelétricas, resultado da tese de doutorado junto à UFRGS, que obteve menção honrosa no prêmio Capes de Teses 2012. O livro foi publicado em parceria entre a editora Insular e o POSJOR/UFSC.

Professor Orlando Tambosi agraciado com o “Prêmio Lucio Colletti” de Filosofia

09/06/2014 16:32

O professor Orlando Tambosi foi agraciado com o “Prêmio Lucio Colletti” de Filosofia, concedido anualmente pelo Centro Studi Lucio Colletti Onlus, de Roma. A associação foi fundada em 2002 em homenagem ao filósofo italiano Lucio Colletti, falecido em 2001. As áreas contempladas pelo prêmio abrangem a filosofia, o jornalismo, a história a economia e a literatura. O Prêmio será entregue em 21 de junho próximo, na capital italiana.

Professor do Departamento de Jornalismo, Tambosi dedicou-se durante muitos anos ao pensamento collettiano. Sua pesquisa de doutorado em filosofia, defendida na Unicamp em 1995, desembocou no livro O declínio do marxismo e a herança hegeliana (o debate italiano de 1945 a 1991), publicado pela UFSC em 1999 (edição esgotada).  A versão italiana foi publicada em 2001 pela Editora Mondadori, de Milão: Perché il marxismo ha fallito. Lucio Colletti e la storia di una grande illusione. 

O professor Tambosi  aposentou-se em 2012.