Alunos e professores do JOR UFSC recebem prêmios nacionais

19/10/2012 16:16

O segundo semestre de 2012 será lembrado como um marco no reconhecimento nacional dos alunos e professores do Curso de Jornalismo da UFSC. Além do recebimento do selo de cinco estrelas no Guia do Estudante 2012 da Editora Abril, três projetos realizados pelos estudantes receberam prêmio nacionais.

No último 35º Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação), realizado em na cidade de Fortaleza entre 3 e 7 de setembro, a aluna Gabriele Duarte foi premiada na Expocom, a mostra de trabalhos experimentais na área de comunicação. O produto vencedor, o jornal-mural “Contra-informação”, foi apresentado como trabalho final da disciplina de Edição I, ministrada pelo professor Ricardo Barreto, é é baseado na obra “Os últimos soldados da guerra fria” do jornalista e escritor Fernando Moraes. Trata-se de um conjunto de matérias abordando os temas levantados pelo autor, além de uma entrevista exclusiva com Fernando Moraes.

Na área de radiojornalismo, Camila Oliveira Peixer e Paula Carnin Salvador, alunas da quinta fase, conquistaram o primeiro lugar do 11º Prêmio Unimed de Jornalismo na categoria Destaque Acadêmico com o documentário radiofônico “Infância Interrompida – a batalha das crianças contra o câncer” . O prêmio foi entregue em cerimônia realizada na sede do Joinville Tênis Clube, na cidade de Joinville, no último dia 29 de setembro. Orientado pelo professor Ricardo Medeiros , na disciplina de Radiojornalismo I, do primeiro semestre de 2011, o trabalho teve como tema principal o câncer infantil, das reações iniciais dos envolvidos com os pacientes à confirmação diagnóstica, o método utilizado para revelar o diagnóstico da criança, os mecanismos de enfrentamento e a visão de profissionais da saúde, que constantemente lidam com as adversidades e reações provocadas pela doença.

O 4º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão foi para o projeto das alunas Joana Guimarães e Laís Souza. Sob a orientação do professor Mauro Silveira, as estudantes ganharão o patrocínio do Instituto Herzog para a realização da matéria “O massacre da tribo gavião Parketejê durante a ditadura militar”, no estado do Pará. Caso a matéria das alunas seja a melhor dentre as três aprovadas nesta fase, as alunas e o professor orientador ganharão uma viagem de visita ao Museu dos Direitos Humanos, em Santiago do Chile.

Evidenciando ainda mais a qualidade de seu ensino, o Jornalismo da UFSC recebeu cinco estrelas, a nota máxima na avaliação do Guia do Estudante 2012 da Editora Abril. O selo consta na publicação GE Profissões Vestibular 2013, o anuário do Guia do Estudante que qualifica os cursos superiores brasileiros.

O coordenador do Curso de Jornalismo, professor Aureo Moraes, acredita que o bom desempenho dos alunos do Curso de Jornalismo é fruto de um conjunto de fatores: “Dedicação pessoal, condições estruturais adequadas e orientações docentes estimuladoras. Nossa proposta pedagógica reflete-se nos prêmios e nas práticas que promovemos, fazendo com que nossos estudantes busquem a aproximação com uma atividade teoricamente consistente e em acordo com as premissas profissionais”, acrescenta Moraes. Raquel Longhi, professora do curso e coordenadora no período de 2010 a 2011, garante que o reconhecimento demonstra o envolvimento sério e engajado com o processo de ensino e aprendizagem. “são resultados bastante visíveis e positivos, que se devem à dedicação de todos nós, professores e alunos, que se envolvem com dedicação e afinco nas atividades, e ao trabalho dos servidores técnico-administrativos, que nos acompanham nesse processo”, salienta a professora.