“Jornalismo em Debate” discute como a mídia retrata as mulheres

26/03/2012 08:09

A forma como a mídia jornalística brasileira cobre os assuntos relacionados às mulheres será discutida no primeiro programa “Jornalismo em Debate” de 2012. Com o tema “As mulheres em pauta – a cobertura da mídia brasileira sobre as questões do gênero feminino”, o programa vai ao ar, ao vivo, nesta terça-feira, dia 27, às 16 horas, na Rádio Ponto UFSC, em www.radio.ufsc.br. Já estão confirmadas para a discussão a professora do Departamento de Jornalismo Daisi Vogel, e a Vice-Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Maria José Braga.

 

“Jornalismo em Debate” é um programa quinzenal produzido por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, com a orientação da professora Valci Zuculoto e mediação do professor Áureo Moraes. A atividade faz parte da disciplina Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da UFSC e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com apoio do SJSC, Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Desde a estreia do programa, em abril de 2011, já foram discutidos alguns temas como cobertura internacional, corrupção no futebol, crise econômica mundial, entre outros.

 

A Rádio Ponto UFSC pode ser ouvida e acessada pelo site www.radio.ufsc.br. No mesmo endereço, é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. Os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail ou pelo Twitter @radioponto.

 

Por Kadu Reis, Acadêmico de Jornalismo – UFSC

Tags: radio ponto

Matrículas em disciplinas isoladas acontecem dias 15 e 16 de março

08/03/2012 09:25

De acordo com a legislação da UFSC, terminado o processo de matrícula dos alunos regulares, as vagas restantes em disciplinas poderão ser ocupadas por alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação da UFSC ou candidatos externos, que as freqüentarão na condição de aluno especial de disciplina isolada ou de aluno-ouvinte. Este semestre, as matrículas nestas duas categorias acontecem dias 15 e 16 de março.

A concessão de vagas nas disciplinas isoladas ou ouvintes seguem a resolução 017/CUn/97, considerando como prioridade de atendimento: 1) Alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação; 2) Alunos convênios e 3) Alunos especiais, da comunidade externa, por ordem seqüencial da solicitação on-line.

A concessão da vaga dependerá da entrega no Departamento de Ensino responsável pela disciplina solicitada, para análise: 1) Da cópia e original do certificado de  conclusão do 2ºGrau: documento exigido em casos de pedidos de matrícula somente em disciplinas sem pré-requisito para comprovação de escolaridade; 2) Do histórico escolar do ensino superior: documento exigido em casos de pedidos de matrícula em disciplinas com pré-requisito. Com a apresentação do histórico, não é necessário a entrega do comprovante de 2º grau. 3) Da cópia das ementas e/ou programas das disciplinas cursadas na instituição de origem, quando a disciplina solicitada exigir pré-requisitos. 4) Da cópia da ficha de inscrição na internet. Esta deverá ser impressa logo após a inscrição, pois quando do término do prazo da inscrição o Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR) não disponibiliza mais este recurso. 5) Da justificativa para o pedido da(s) disciplina(s).

Estes documentos devem ser entregue no Departamento de Ensino até o próximo dia útil subsequente ao final do período de solicitação das disciplinas.

Para maiores informações, os interessados devem acessar o site  http://www.disciplinaisolada.ufsc.br/