Formandos defendem trabalhos de conclusão

18/07/2011 16:55

Monografias, projetos editorias e documentários são algumas das modalidades de trabalhos de conclusão de curso que começaram a ser defendidas esta semana, no Curso de Jornalismo da UFSC. Para conferir o calendário completo, clique aqui.

TCC do Curso de Jornalismo participa de festivais de cinema no Brasil

18/07/2011 16:54

Entre os selecionados para a Mostra Catarinense do 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2011) está o curta “f de faca”, documentário apresentado no ano passado como Trabalho de Conclusão de Curso por Adriana Meyge e Maurício Tussi. Os alunos foram orientados pela professora Aglair Bernardo.

O trabalho faz parte da programação e concorre com mais oito obras ao Troféu Panvision. O vencedor da categoria, além de receber o prêmio, será também exibido em quatro outros festivais parceiros no Chile, Paraguai, Peru e Itália. Um dos principais eventos de cinema de Santa Catarina, o FAM 2011 ocorre entre os dias 24 de junho e 1º de julho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Também em junho, “f de faca” será exibido no Festival Íbero Americano de Cinema e Vídeo – Cinesul 2011. A seleção foi para a categoria não-competitiva Cinema ao Pé da Letra, parte da mostra paralela do evento, que ocorre no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 26.

“f de faca” é uma visita ao poeta Ferreira Gullar, que completou 80 anos em 2010. Em seu apartamento, Gullar revela lembranças, compartilha reflexões e convida para uma incursão à galeria de arte particular que cobre as paredes de sua moradia-escritório. Interrupções denunciam a rotina de homem requisitado e somam, ao documentário, ocasiões tão fugazes quanto cômicas.

Em março, o filme participou como selecionado da 10ª Mostra do Filme Livre, tendo sido exibido nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, em diversas datas.

O trailer de “f de faca” pode ser visto em http://vimeo.com/17504569. Uma cópia foi entrege ao Curso de Jornalismo e faz parte do acervo da Hemeroteca.

NAPG oferece minicursos gratuitos à Graduação em Jornalismo

18/07/2011 16:53

O NAPG – Núcleo de Apoio Pedagógico à Graduação oferece neste semestre diversos minicursos com inscrições gratuitas para os alunos da Graduação em Jornalismo da UFSC. O próximo, “Expressão Oral e Cuidados com a Voz”, está marcado para o dia 6 de maio e será ministrado pelas mestrandas do PosJor Cândida Oliveira, Janara Nicoletti e Vanessa Hauser. As inscrições podem ser feitas aqui. Para mais informações, entre em contato através do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .   O Núcleo de Apoio Pedagógico à Graduação em Jornalismo (NAPG) tem como objetivo oferecer ações de suporte da Pós-Graduação (PosJor) ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo da graduação em atividades de orientação, colaboração e apoio em produtos laboratoriais desenvolvidos pelo curso de Jornalismo.

Como funciona – O trabalho é realizado através do atendimento oferecido pelos mestrandos do PosJor UFSC que são bolsistas Capes/REUNI, na sala de estudos da Pós, em horários definidos. Desta forma, os discentes da Graduação contam com orientação individual em apoio a diferentes disciplinas, de acordo com as áreas de atuação de cada bolsista. O NAPG também oferece diversos minicursos com inscrições gratuitas.
Objetivos – Articular a Graduação com o Mestrado; enriquecer a Graduação com a variedade de experiências profissionais e acadêmicas dos alunos da Pós; prestar apoio às atividades regulares, além de propôr atividades complementares à Graduação.